Petrobras anuncia R$ 130 bilhões para a Bacia de Campos nos próximos cinco anos

0
13
Prefeitos de oito municípios produtores de petróleo participaram de encontro estratégico
Prefeitos de oito municípios produtores de petróleo participaram de encontro estratégico com a Petrobras para discutir os investimentos que devem impulsionar a economia regional nos próximos cinco anos. Foto: Moisés Bruno

Encontro com prefeitos do Norte Fluminense e Região dos Lagos debate investimentos, geração de empregos e expansão da produção de petróleo nos próximos cinco anos.

A Petrobras anunciou um investimento estimado em 24 bilhões de dólares — cerca de R$ 130 bilhões — na Bacia de Campos ao longo dos próximos cinco anos. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23), durante uma reunião que reuniu prefeitos e lideranças de oito municípios produtores de petróleo do Norte Fluminense e da Região dos Lagos, marcando um novo momento para a principal região petrolífera do país.

O encontro teve como tema central as perspectivas da Bacia Geológica de Campos e consolidou um canal direto de diálogo entre a estatal e os municípios que concentram grande parte das atividades ligadas ao setor de óleo e gás. Além disso, a reunião permitiu alinhar estratégias para que o crescimento da produção seja acompanhado por investimentos capazes de gerar desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida da população.

Investimento bilionário projeta nova fase para a Bacia de Campos

Durante a apresentação, o gerente-geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos, Guilherme Sargenti, destacou que os novos aportes representam uma etapa histórica de expansão da atividade petrolífera na região.

Segundo ele, os investimentos irão fortalecer a produção de petróleo, abrir novas oportunidades de negócios e ampliar o legado econômico e social deixado pela companhia nos municípios impactados pelas operações.

“Esses aportes garantem a expansão do petróleo na região, criando a oportunidade ideal para que as gestões municipais estruturem um planejamento regional estratégico. Essa sinergia com os governos locais é o que nos permite ampliar, de forma expressiva, o nosso legado social”, afirmou Sargenti.

A proposta prevê a abertura de novas frentes exploratórias em uma bacia que já opera há mais de cinco décadas. Dessa forma, a Petrobras busca revitalizar a atividade produtiva e manter o Estado do Rio de Janeiro em posição de destaque no cenário energético nacional e internacional.

Leia também:

Prefeitos discutem planejamento para transformar crescimento em desenvolvimento

A iniciativa foi articulada pelo prefeito de Macaé, Welberth Rezende, que destacou a importância do planejamento antecipado diante do volume de recursos previstos para a região.

Para o gestor, o aumento da atividade econômica precisa ser acompanhado por políticas públicas estruturadas, capazes de transformar a arrecadação proveniente dos royalties em benefícios concretos para a população.

O encontro marcou o início do planejamento para um ciclo de investimentos estimado em R$ 130 bilhões na Bacia de Campos. Foto : Moisés Bruno
O encontro marcou o início do planejamento para um ciclo de investimentos estimado em R$ 130 bilhões na Bacia de Campos. Foto : Moisés Bruno

“Nosso objetivo é alinhar o desempenho dos royalties ao salto de produção que esses investimentos trarão. Este é o momento crucial para os municípios planejarem políticas públicas sólidas e transformadoras para a nossa população”, ressaltou Welberth.

Além de Macaé, participaram do encontro os prefeitos de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Quissamã, Cabo Frio e Rio das Ostras.

Infraestrutura, empregos e qualificação estão entre as prioridades

Ao longo da reunião, os gestores municipais debateram ações voltadas à infraestrutura urbana, atração de novos investimentos privados e capacitação profissional. Tendo em vista a expansão prevista para o setor, a qualificação da mão de obra regional foi apontada como um dos principais desafios para os próximos anos.

Além disso, os prefeitos destacaram a necessidade de preparar as cidades para absorver o crescimento econômico, fortalecendo áreas como mobilidade, habitação, educação e saúde.

Por outro lado, os municípios também enxergam uma oportunidade para acelerar projetos de diversificação econômica, reduzindo a dependência exclusiva dos royalties e criando novas fontes de desenvolvimento sustentável.

Região se prepara para um novo ciclo de crescimento

A previsibilidade dos investimentos anunciados permite que os municípios iniciem um planejamento mais seguro para os próximos anos. Consequentemente, a expectativa é ampliar a capacidade de atração de empresas, estimular a geração de empregos e fortalecer diferentes segmentos da economia regional.

Embora a produção de petróleo continue sendo o principal motor econômico da região, o desafio será transformar esse novo ciclo de investimentos em desenvolvimento duradouro, garantindo que os benefícios cheguem de forma efetiva à população.

Assim, o anúncio da Petrobras reforça o protagonismo da Bacia de Campos no setor energético brasileiro e abre perspectivas para uma fase marcada por crescimento econômico, modernização da infraestrutura e fortalecimento da integração entre os municípios do Norte Fluminense e da Região dos Lagos.

Fonte: Elis Regina Nuffer/ Secom

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui