Setembro Dourado: diagnóstico precoce aumenta chances de cura do câncer infantojuvenil

0
36

Campanha chama atenção para sinais de alerta da doença, que pode alcançar 80% de cura com tratamento adequado

A campanha Setembro Dourado reforça, neste mês, a importância da atenção ao câncer infantojuvenil e do diagnóstico precoce. Apesar de raro — representa cerca de 1% dos casos de câncer diagnosticados anualmente no mundo —, a doença é a segunda principal causa de morte entre crianças e adolescentes, ficando atrás apenas das doenças infecciosas.

No Hospital Estadual da Criança (HEC), em Vila Valqueire, referência em oncologia pediátrica pelo SUS, o pequeno Caio Melonio, de 11 anos, enfrenta o desafio do tratamento contra a leucemia. Após sentir fadiga e desmaiar, o menino foi diagnosticado com a doença em uma emergência. Desde então, recebe acompanhamento integral da equipe médica e apoio psicológico.

“Logo, logo ele estará curado. Estamos sendo muito bem atendidos e já vejo mudanças no comportamento dele”, disse o pai, Leonardo Melonio, emocionado.

A chefe do setor de Oncologia do HEC, Patrícia Moura, lembra que os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, o que dificulta a identificação precoce. Por isso, orienta que pais e responsáveis fiquem atentos a sinais como perda de peso inexplicável, dores persistentes, hematomas sem causa aparente, febres recorrentes e alterações de visão.

Segundo a médica, quando diagnosticado e tratado de forma correta, o câncer infantojuvenil tem em média 80% de chances de cura.

Principais sinais de alerta
• Perda de peso contínua e sem explicação
• Dor persistente nos ossos ou articulações
• Inchaço ou massas no corpo
• Pupila esbranquiçada ou mudança súbita na visão
• Febres recorrentes sem infecção aparente
• Hematomas e sangramentos incomuns
• Palidez ou cansaço prolongado

Fonte: Gov. RJ/Saúde

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui