Desenrola Rural: Agricultores podem renegociar dívidas com até 96% de desconto.

0
25
O número de endividados equivale a 25% dos 5,43 milhões de produtores, assentados e membros de comunidades tradicionais elegíveis para o Pronaf - Foto: Getty Images

Desenrola Rural visa beneficiar mais de 250 mil produtores da agricultura familiar em 2025.

A partir de 24 de fevereiro, produtores da agricultura familiar poderão renegociar débitos com instituições bancárias ou com a União, obtendo descontos de até 96% e recuperando o acesso ao crédito rural via Pronaf. A iniciativa, anunciada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), tem como meta beneficiar mais de 250 mil agricultores em 2025, dentre os 1,35 milhão que estão com dívidas em atraso há mais de um ano.

Em coletiva no dia 14 de fevereiro, o ministro Paulo Teixeira explicou que a medida, sancionada pelo presidente Lula, visa tirar os produtores dos cadastros negativos – muitos deles por débitos considerados irrisórios – permitindo que eles voltem a financiar suas produções. Segundo o levantamento realizado pelo MDA, 70% dos agricultores enfrentam restrições bancárias e 30% têm impedimentos nos serviços de proteção ao crédito.

Os produtores com débitos inscritos na Dívida Ativa da União terão até 30 de maio para aderir ao programa, enquanto aqueles com dívidas vinculadas ao Pronaf poderão regularizar sua situação até 31 de dezembro.

Outras informações sobre como pedir a renegociação das dívidas estão na página oficial do Desenrola Rural.

Fonte: Secom Gov Federal

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui