Cláudio Castro sanciona lei que cria o Programa para a Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

0
8
Crédito: Ascom Emater-Rio

Iniciativa fomenta a geração de renda e contribui para o enfrentamento à insegurança alimentar


Para fomentar a geração de renda e a economia fluminense, o governador Cláudio Castro sancionou a Lei 10.543/24, que cria o Programa para a Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, Pequenos Produtores e Pescadores Artesanais. Publicada em edição extraordinária do Diário Oficial, na sexta-feira (18/10), a norma incentiva a ocupação produtiva dos agricultores familiares e dos pescadores artesanais, além do abastecimento contínuo e prioritário aos restaurantes e cozinhas comunitárias, coletivas e solidárias.

Com foco também no enfrentamento à insegurança alimentar, o programa prevê a doação dos alimentos adquiridos pelo Governo do Estado às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo o acesso à alimentação de qualidade a esse grupo.

–  Essa é uma iniciativa que estimula a agricultura familiar e a economia do Rio de Janeiro, contribuindo também para o combate à insegurança alimentar. Trata-se de mais um programa do Governo do Estado que será fundamental no apoio aos agricultores e pescadores artesanais – declarou Cláudio Castro.

De acordo com a lei, o pagamento aos fornecedores será realizado diretamente pelo Governo do Estado ou por intermédio das instituições financeiras oficiais, admitido o convênio com cooperativas de crédito e bancos cooperativos para o repasse aos beneficiários.

Caberá à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento a realização de ações de articulação com cooperativas e demais organizações formais da agricultura familiar. O programa será implementado com base nas diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A iniciativa se dará mediante termos de adesão firmados por órgãos e entidades da administração pública estadual, dispensando a necessidade de convênios tradicionais.

–  Este programa é um passo essencial para garantir que alimentos de qualidade cheguem às comunidades vulneráveis, reforçando a importância do apoio aos nossos produtores rurais – ressaltou o secretário de Agricultura, Dr. Deodalto.

Prioridade de acesso ao programa

Terão prioridade de acesso ao programa os agricultores familiares e pescadores artesanais que estiverem incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sobretudo os beneficiários do Auxílio Inclusão Produtiva Rural.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui