Home Saúde Chuva danifica estrutura do Hospital Otime Cardoso e força transferência de pacientes...

Chuva danifica estrutura do Hospital Otime Cardoso e força transferência de pacientes em Cabo Frio

0
Divulgação Site oficial Prefeitura de cabo frio - Foto: Divulgação/ SECOM

Obras no telhado estavam em andamento quando parte da estrutura foi atingida; segundo andar está interditado e atendimento de emergência segue funcionando normalmente

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que as fortes chuvas da madrugada desta quarta-feira (2) causaram danos à estrutura do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, localizado no bairro Jardim Esperança. O segundo pavimento da unidade, que está passando por uma obra de reforma e impermeabilização do telhado, foi a área mais afetada.

Segundo a Secretaria, mais da metade da cobertura do prédio já havia sido reformada. No entanto, a parte ainda em obras acabou sendo atingida, provocando infiltrações na rede elétrica, desabamento de parte do forro de gesso na sala dos médicos e danos em nove enfermarias (2 a 9). A Defesa Civil interditou o segundo andar por medida de segurança.

Apesar dos transtornos, o térreo do hospital onde funcionam a emergência e o setor de trauma segue operando normalmente.

Por precaução, 38 pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde, sendo:
• 12 pacientes para o Hospital da Mulher
• 4 para o Hospital Universitário Hésio Cordeiro
• 9 para o Hospital São José Operário
• 3 para o Hospital Santa Izabel
• 3 para o Lar da Cidinha (leitos para idosos)
• 5 receberam alta hospitalar

A operação de transferência foi acompanhada desde as primeiras horas do dia pelo prefeito Dr. Serginho e pela secretária municipal de Saúde, Beatriz Trindade.

O volume de chuva acumulado durante a madrugada foi de 20,2mm, classificado como moderado. Ainda assim, os danos foram significativos devido à exposição temporária da parte do telhado em obras. A Prefeitura informou que a previsão para a conclusão da reforma é de até 30 dias, a partir do fim do período chuvoso.

A Secretaria de Saúde reforçou que as intervenções em andamento são consideradas essenciais para corrigir problemas antigos de infraestrutura e garantir condições adequadas de atendimento para pacientes e profissionais. Até a conclusão das obras, 10 leitos da Unidade de Pacientes Graves (UPG) e 33 leitos de enfermaria permanecerão desativados.

As equipes de saúde seguem em prontidão para garantir o atendimento à população, com apoio da regulação estadual para possíveis atendimentos em municípios vizinhos.

Por Redação

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile