
Operação aérea evita perda de órgãos captados em Macaé após atraso de três horas na BR-116 causado por obras de duplicação e garante a manutenção do tempo de isquemia para transplante no Sul Fluminense
A aeronave Saúde 02 da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), precisou realizar um pouso estratégico na Serra das Araras, nesta segunda-feira (03/11), para resgatar uma equipe médica que ficou presa em um congestionamento provocado pelas obras de duplicação da rodovia Presidente Dutra (BR-116). Os profissionais haviam captado dois rins e um fígado em Macaé, no Norte Fluminense, e seguiam para Volta Redonda, onde os órgãos seriam destinados ao transplante
Conforme a SOAer, o pedido de apoio aéreo foi feito devido ao risco de perda dos órgãos em função do tempo de isquemia — período crítico em que o órgão permanece sem fluxo sanguíneo, entre a retirada do doador e o implante no receptor. A previsão inicial já estava atrasada em aproximadamente três horas.
“A aeronave 02 agiu rapidamente para viabilizar o transplante que ocorreria em Volta Redonda. Levamos cerca de 12 minutos da Serra das Araras até o hospital para chegar com a equipe após o embarque, possibilitando um melhor aproveitamento dos órgãos”, afirmou o comandante da operação, Coronel Rodrigo Medina.
O helicóptero Saúde 02, modelo H130, é preparado para missões aeromédicas de alta complexidade, incluindo transporte de órgãos, insumos, tecidos humanos, além de remoções neonatais e de pacientes adultos. Somente neste ano, mais de 170 órgãos já foram transportados pela SOAer em todo o estado.
Por Redação
Crédito: Saude/Gov.RJ






