Cidade é destaque no CAGED, superando capitais e até estados inteiros em criação de vagas
Macaé se consolida como um dos principais polos de empregabilidade do Brasil em 2025, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Apenas em agosto, o município abriu 765 novas vagas, ocupando o 5º lugar no ranking estadual, atrás apenas do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói e São Gonçalo. No acumulado do ano, Macaé soma 6.559 novos postos de trabalho, ficando atrás apenas da capital fluminense.
O resultado é expressivo não só no Estado do Rio, mas em nível nacional: embora não seja capital, Macaé já superou o desempenho de estados inteiros, como Amapá, Acre e Roraima. Caso fosse considerada no ranking geral de capitais, a cidade ocuparia a 18ª posição, à frente de dez capitais brasileiras, incluindo Natal, Aracaju, Florianópolis e Vitória.
O grande diferencial, no entanto, está na análise proporcional. Em 2025, Macaé registrou 24,08 empregos gerados por mil habitantes, número quase duas vezes maior que o líder entre os estados (Mato Grosso, com 14,86) e que qualquer capital brasileira, superando Cuiabá (12,87) e Goiânia (12,14). Com isso, o município alcança o título de líder absoluto na geração proporcional de empregos no Brasil.
Além do volume de contratações, Macaé apresenta também uma baixa taxa de rotatividade: 27%, contra 28,7% do estado do Rio e 36,7% da média nacional. Isso mostra que, além de abrir novas oportunidades, o mercado de trabalho macaense garante maior estabilidade para os trabalhadores, reforçando a posição da cidade como capital da empregabilidade.
Fonte: Secom Pref. Macaé