
Solenidade na Praia do Centro reuniu cerca de 550 participantes e celebrou o aprendizado com entrega de medalhas e certificados
Com demonstrações práticas de salvamento, entrega de medalhas e clima de celebração, a Prefeitura de Rio das Ostras encerrou, nesta sexta-feira (30), as atividades do Projeto Botinho 2026 e do Projeto Ostrinha, considerados a mais tradicional colônia de férias gratuita da América Latina. Ao todo, cerca de 550 participantes participaram das ações realizadas nas areias da Praia do Centro.
Os projetos reuniram crianças, jovens, adultos e idosos em uma programação voltada à educação preventiva, à convivência social e à promoção do bem-estar. O Projeto Botinho, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), contou com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Educação, Esporte e Lazer e Segurança Pública, com atuação da Defesa Civil, além da parceria com o Sesc RJ. Nesta edição, a iniciativa atendeu 350 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos. Já o Projeto Ostrinha reuniu cerca de 200 participantes.
Durante a solenidade de encerramento, o prefeito Carlos Augusto Balthazar destacou a relevância dos projetos para a formação cidadã de crianças e jovens, tendo em vista o impacto positivo das ações na prevenção de acidentes e na conscientização desde a infância. Segundo ele, a ampliação do número de vagas foi fundamental para atender à demanda do município.

— Inicialmente, estavam previstas apenas 150 vagas, no entanto, conseguimos ampliar para 350. O comandante-geral, coronel Tarciso Salles, compreendeu que Rio das Ostras precisava de mais. Essa sensibilidade também se reflete em outros momentos, como quando enfrentamos o maior incêndio da nossa história e contamos com o apoio dessa valorosa corporação, que utilizou tecnologia de ponta e evitou que a tragédia fosse ainda maior — ressaltou o prefeito.
O comandante do Destacamento de Bombeiros Militar de Rio das Ostras (DBM 2/9), major William Mardômio, enfatizou o papel fundamental dos Bombeiros Militares voluntários no sucesso do projeto. Segundo ele, a dedicação dos profissionais foi essencial para a realização das atividades.
— Nosso principal agradecimento vai para os voluntários. Quero reconhecer cada guarda-vidas, oficiais e Bombeiros Militares que deixaram suas famílias e escolheram estar aqui, mesmo em dia de folga, compartilhando conhecimento com essas crianças. Por isso, é uma honra comandar uma equipe tão comprometida — afirmou.
Ao longo do Projeto Botinho, os participantes participaram de exercícios físicos na areia, receberam orientações sobre as condições do mar, noções de primeiros socorros e educação ambiental. As atividades foram desenvolvidas com foco na interação social e, sobretudo, na prevenção de afogamentos, visto que a formação precoce contribui para a construção de uma cultura de autoproteção.
Ao final da solenidade, os alunos, organizados nas turmas Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos), receberam certificados de conclusão e medalhas, simbolizando o aprendizado adquirido ao longo do projeto.
A cerimônia contou ainda com a presença do secretário de Segurança Pública, Carlos Menegasi; do subsecretário de Esporte e Lazer, Márcio Vieira; do coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins; e do vereador Ronald Medeiros Batista.

Projetos reconhecidos e impacto estadual
Reconhecido nacional e internacionalmente, o Projeto Botinho é referência na formação de jovens mais conscientes e preparados para agir com responsabilidade e segurança em ambientes aquáticos. Neste ano, a iniciativa reuniu cerca de cinco mil crianças e jovens em todo o estado do Rio de Janeiro.
Por sua vez, o Projeto Ostrinha é voltado para pessoas com mais de 18 anos, incluindo adultos e idosos, nas categorias Sereia e Lobo do Mar. Em 2026, cerca de 200 participantes participaram das atividades, que incluíram ações recreativas, esportivas e instruções de salvamento na Praia do Centro.
O Projeto Ostrinha é uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Subsecretaria de Esporte e Lazer, com apoio da Oceânica, promovendo lazer, integração social e qualidade de vida para a população.
Fonte: Secom
Fotos: Matheus Mullher






