Ações de ordenamento e acolhimento buscam reduzir impactos da população em situação de rua em Rio das Ostras

0
8
Durante ações, foram encontrados objetos que colocam a população em risco.

Operações integradas oferecem assistência social, reforçam a segurança e respondem a demandas de moradores em bairros afetados

A crescente presença de pessoas em situação de rua em diferentes pontos de Rio das Ostras tem gerado preocupação entre moradores e motivado ações integradas do poder público. Na tarde desta segunda-feira (27), a Secretaria de Assistência Social realizou uma série de operações voltadas ao acolhimento social e ao ordenamento urbano, com apoio das equipes do Programa Segurança Presente, da Secretaria de Meio Ambiente e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

A primeira intervenção ocorreu na localidade do Jardim Campomar, onde as equipes dialogaram com pessoas em situação de rua e realizaram encaminhamentos para a Casa Sorriso, unidade da Secretaria de Assistência Social que oferece alimentação, banho, higienização de roupas e atividades socioeducativas, com acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais.

Além do Jardim Campomar, as ações se estenderam a outros pontos sensíveis da cidade, como o viaduto do Serramar e a Concha Acústica, na Boca da Barra, locais onde também foram realizados atendimentos e acolhimentos.

O secretário de Assistência Social, Carlos Correia, destacou que a política municipal tem como base o acolhimento humanizado aliado ao acompanhamento contínuo das pessoas em situação de rua. Segundo ele, as ações seguem um planejamento que busca equilibrar assistência social e segurança pública.
“Continuaremos realizando ações de ordenamento social em nossa cidade. Rio das Ostras tem leis e ordenamento, garantindo segurança para que o munícipe possa caminhar tranquilamente pelas ruas”, afirmou.

Prefeitura realiza ações integradas com Assistência Social, Segurança Presente e Proeis.

Durante as operações, as equipes identificaram situações que, segundo o secretário, representam riscos à coletividade. “Já encontramos objetos como cachimbos para uso de drogas e armas brancas, incluindo facas de diferentes tamanhos. Isso coloca em risco a segurança da população”, completou Correia, reforçando a importância das ações integradas.

Moradores da cidade também reconheceram os resultados das operações. Para Sérgio Machado, as iniciativas contribuem diretamente para a melhoria da sensação de segurança.
“Essas ações são fundamentais para trazer mais segurança para Rio das Ostras. Aumentam a credibilidade dos gestores públicos e demonstram o esforço para o crescimento realmente ordenado da cidade”, avaliou.

Casa Sorriso funciona 24 horas e amplia atendimento

Localizada no bairro Nova Aliança, a Casa Sorriso é o abrigo municipal destinado ao atendimento de pessoas em situação de rua. O espaço oferece pernoite em camas adequadas, com roupas limpas, protegendo os acolhidos tanto do frio quanto do calor excessivo. Desde o dia 31 de dezembro de 2025, o equipamento passou a funcionar 24 horas por dia.

Além do acolhimento noturno, o local disponibiliza alimentação, banho, higienização das roupas, atividades socioeducativas e atendimento técnico com assistente social e psicólogo. O objetivo do serviço é promover não apenas o acolhimento imediato, mas também o encaminhamento para a reinserção social, por meio de oportunidades de emprego e capacitação profissional.

As ações refletem o esforço do Município em enfrentar uma questão social complexa, buscando reduzir impactos para os moradores dos bairros afetados, ao mesmo tempo em que garante atendimento digno às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Ascom

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui