O distrito do Sana terá quatro dias de programação cultural gratuita no Polo de Cultura CriaSana, de quinta-feira (20) a domingo (23). A iniciativa, promovida pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Cultura, integra o Macaé Empreendedora e traz atividades que valorizam a cultura afro-brasileira, além de debates sobre criatividade e empreendedorismo local. Entre os destaques estão a palestra “Criatividade Empreendedora, etapas da produção artesanal”, com Cocco Barçante, e o Painel Macaé Empreendedora.
A agenda abre na quinta-feira com teatro de luz e sombras e oficina de criação de lanternas, que culmina na apresentação “Era uma vez a Menina da Lanterna”. Na sexta, o painel mediado por Fabrícia Vieira reúne empreendedoras da região, seguido da palestra de Cocco Barçante, referência no artesanato fluminense e fundador do Museu do Artesanato do Rio de Janeiro.
No sábado, o público poderá acompanhar a energia do grupo percussivo Baque Rebate das Montanhas, com Emerson Santana, além do espetáculo “Circo da Matita e a Poética Ambiental”, que mistura arte, humor, consciência ecológica e números circenses. A programação também conta com a presença do Mestre Renato Trivela, reforçando a importância da capoeira angola como símbolo de resistência da cultura negra.
O encerramento, no domingo, marca a abertura do Sanafrica – 1ª Edição, com atrações temáticas e a exibição do documentário Eri-Okàn Grão Azul – Dança e Ancestralidade. Para quem pretende participar, a recomendação é chegar com antecedência e aproveitar as atividades em família, valorizando a cultura, a história e o empreendedorismo da serra macaense.

Programação
Quinta-feira (20) – Dia da Consciência Negra
16h – Oficina de Criação de Lanternas
18h – Teatro de Luzes e Sombras, com a história ‘Era uma vez a Menina da Lanterna’
Sexta-feira (21) – Macaé Empreendedora
Oficina de Artesanato
Apresentação de Maracatu
Sábado (22) – Celebração Raízes Brasileiras
10h – Biblioteca Bem-te-vi
16h – Grupo Levante Capoeira
18h – Show Baque Rebate das Montanhas
20h – Circo da Matita
Domingo (23) – Sanafrica – 1ª Edição
10h – Contação de história musicada e oficina de dança com roda de jongo
14h – Oficina de percussão Matrizes Africanas
15h – Maculelê – Bailado Guerreiro – Afro-Brasileiro Ancestralidade e Miscigenação
16h30 – Espetáculo “Efatá – Abra-te, Cura-te”
18h – Documentário Eri-Okàn Grão Azul Dança e Ancestralidade
Fonte: Secom