Home Cultura e Lazer Rio terá maior Réveillon do mundo, com casa cheia na capital e...

Rio terá maior Réveillon do mundo, com casa cheia na capital e no interior

0

Cidade Maravilhosa tem 96% de ocupação hoteleira para a virada do ano. Outros destinos seguem a vocação turística do estado com mais de 90% de quartos reservados em Miguel Pereira, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Paraty e Angra dos Reis

O Réveillon do Rio de Janeiro atrai a atenção do mundo e visitantes de todos os lugares, impulsionando o setor hoteleiro. Dados da última sexta-feira do ano indicam que 96,20% dos quartos de hotéis na capital fluminense estarão ocupados na data da virada. O levantamento, do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), destaca ainda que as regiões mais procuradas são Copacabana e Leme (87,76%); Barra, Recreio e São Conrado (86,86%); Ipanema e Leblon (84,64%); Flamengo e Botafogo (80,90%); e Centro (76,46%).

– Este Réveillon reforça que o Rio de Janeiro foi um grande anfitrião em 2024. Fomos palco de diversos grandes eventos como os encontros do G20, o show da Madonna, Innovation Week e Rio Open. Tudo isso foi essencial para mostrar que o nosso estado é o melhor palco para grandes eventos, resultado dos investimentos feitos em infraestrutura, segurança e tecnologia para garantir que as pessoas tenham a oportunidade de celebrar em paz – ressaltou o governador Cláudio Castro.

No interior, a ocupação hoteleira também é celebrada, em especial nas cidades em que o índice ultrapassa os 90%. Os municípios mais cotados são Miguel Pereira e Arraial do Cabo (ambos com 99,80%), Cabo Frio (94,80%), Angra dos Reis (93,60%), Paraty (92,80%) e Búzios (90,10%).

Para o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, a alta procura reflete o intenso trabalho que o Estado tem feito no setor hoteleiro, além de ações de promoção do estado nos maiores estados e países emissores de visitantes pro RJ.

– Esses números evidenciam que temos trabalhado para o desenvolvimento do setor hoteleiro em todas as regiões do estado. E que o setor está avançando. É a primeira vez, por exemplo, que a Barra da Tijuca é mais procurada do que Ipanema e Leblon, bairros mais próximos de Copacabana. Estamos cumprindo nosso objetivo de fomentar nossas riquezas e atrações espalhadas por todo o estado, possibilitando também que os moradores da capital optem por outras formas de lazer e aproveitem a data no interior fluminense – enfatizou Tutuca.

Recorde no turismo

O Estado do Rio de Janeiro caminha para bater recorde de turistas internacionais este ano, ultrapassando o marco de 1,5 milhão de visitantes. O número supera o de 2014, ano da Copa do Mundo, que teve o melhor número da história, com 1.597.153 de estrangeiros.

A Argentina é a principal emissora, com 400.684 turistas. Logo em seguida, estão Chile (269.272) e EUA (161.102). Juntos, os três países representam 61% do fluxo de visitantes estrangeiros no estado.

Segurança para fluminenses e turistas

Mais de 28 mil agentes vão atuar para garantir a segurança de cariocas e turistas durante a festa da virada. O bairro de Copacabana, sede do Réveillon mais famoso do país, contará com 3.300 policiais no bairro, 12% a mais do que no ano anterior.

Durante a alta temporada, o Estado do Rio de Janeiro contará ainda com 100% do efetivo do Batalhão de Polícia Turística (BPTur) para atender os turistas durante o verão. Os 250 agentes da unidade falam inglês e espanhol, e atuarão em pontos estratégicos como pontos turísticos, aeroportos e rodoviárias.

Expectativas para 2025

Na capital, as projeções devem ser altas para o próximo ano com a chegada do verão: já são mais de 30 eventos confirmados durante a estação, a expectativa é que U$116 milhões sejam injetados na economia da cidade, de acordo com dados do Visit Rio.

A alta temporada, que começou no último dia 15 e vai até o dia 31 de março de 2025, também vai movimentar o aeroporto RioGaleão. Entre pousos e decolagens, 5,2 milhões de pessoas devem passar pelo Aeroporto Tom Jobim. O número representa 27% a mais de viajantes, quando comparado ao mesmo período do verão anterior. Considerando a quantidade de voos, o aumento é de 23% em relação ao ano passado, com 32,8 mil chegadas e partidas.

O ano de 2025 também deve contar com 15% a mais de voos na comparação com janeiro de 2024. A estimativa é um total de 1,5 milhão de passageiros, sendo 991,8 mil domésticos e 599,3 mil internacionais; e quase 10 mil voos, 6,6 mil domésticos e 3,3 mil internacionais.


Fonte Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile