Home Economia Rio das Ostras promove mutirão de legalização e conciliação na Zona Especial...

Rio das Ostras promove mutirão de legalização e conciliação na Zona Especial de Negócios

0
Fotos: Divulgação/ SECOM

A Administração de Rio das Ostras iniciou, na manhã desta quinta-feira, dia 20, no Centro Municipal de Qualificação, o mutirão de regularização e conciliação para as empresas instaladas na Zona Especial de Negócios (ZEN). A ação tem como objetivo permitir que as empresas que possuam alguma pendência com o Poder Público consigam acertar a situação de modo ágil, fácil e direto.

Com o mutirão, as empresas vão poder tratar questões referentes à licenciamento ambiental, legalização de projetos e habite-se, além de tirar dúvidas sobre processos. A Procuradoria Geral do Município e as Secretarias de Fazenda; de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; e de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas estarão com uma base instalada no próprio Centro de Qualificação, com a presença de servidores para dirimir dúvidas e prestar as primeiras orientações.

De acordo com o procurador-geral do Município, Renato Vasconcellos, essa iniciativa é uma forma de agilizar o diálogo e facilitar o atendimento entre a Administração Municipal e as empresas, buscando soluções que otimizem a comunicação e promovam um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico.

“Essa é uma ação importante que vai beneficiar todos os envolvidos. Tanto as empresas que poderão aumentar o faturamento quanto o Município que passa a ter a expectativa de aumentar a receita própria, visando a melhoria cada vez maior da prestação de serviço ao cidadão”, explicou o procurador.

O secretário de Fazenda, João Batista Gonçalves, aproveitou o encontro para apresentar o sistema de Registro Integrado (Regin) que serve para agilizar a legalização de processos, reduzir o prazo de abertura de empresas, eliminar a burocracia que impede o desenvolvimento e o crescimento empresarial e economizar tempo e dinheiro na abertura da empresa.

O Regin integra os seguintes órgãos: Junta Comercial, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual e Prefeituras e permite alteração de dados de empresas, baixar empresas no órgão de registro, capturar e validar informações e acompanhar o andamento de cada solicitação. 

Já o secretário de Obras, Wayner Fajardo, informou que está trabalhando para agilizar e facilitar a aprovação de projetos para que Rio das Ostras cresça de forma ordenada. “Vamos colocar uma servidora instalada aqui na Zen que irá prestar o primeiro atendimento com as empresas. A partir daí, ela poderá fazer os devidos encaminhamentos para facilitar o processo”, explicou

 Na questão ambiental, o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Torres, se colocou à disposição para orientação quanto aos processos ligados ao licenciamento ambiental. “Analisando caso a caso, podemos tentar interceder junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nas questões envolvendo as legalizações referentes a esse órgão”, declarou Ricardo

Presente ao encontro, o comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar, Coronel Castilho, acompanhado do capitão Ricardo Júnior, falou da importância dessa iniciativa. “As empresas precisam entender que essas licenças são importantes para o funcionamento. É claro que é de interesse do Corpo de Bombeiros que as empresas se legalizem. Estamos à disposição dos empresários para orientar no que for necessário visando a agilização de processos de abertura ou legalização de cada emprego, bem como na orientação de toda a documentação exigida”, informou o comandante.   

Para o presidente da Associação das Empresas da Zona Especial de Negócios (Azen), Roberto Chedid, essa parceria com o Município vai facilitar muito o trabalho das empresas. “Essa é a primeira vez que acontece uma iniciativa como essa e é muito importante porque vai permitir que as empresas alavanquem seus negócios. Essa orientação também é útil porque muitas vezes são pequenos problemas que podem ser resolvidos de forma rápida, facilitando a todos”, opinou o presidente.

Fonte: Secom Pref. Rio das Ostras

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile