Home Economia Projeto Raia: Macaé se prepara para receber um dos maiores investimentos em...

Projeto Raia: Macaé se prepara para receber um dos maiores investimentos em gás natural do Brasil

0
Foto: Ana Chaffin

Representantes da Prefeitura de Macaé se reuniram nesta quarta-feira (03) com a Equinor, multinacional norueguesa responsável pelo Projeto Raia, considerado um dos maiores empreendimentos de gás natural em andamento no país. Em pauta estiveram temas como meio ambiente, responsabilidade social e mobilidade urbana, reforçando a importância da integração entre governo, comunidade e setor privado.

O projeto está localizado no pré-sal da Bacia de Campos, a cerca de 175 km de Búzios, e contará com um FPSO (plataforma flutuante de produção, armazenamento e transferência), poços marítimos, equipamentos submarinos e um gasoduto de aproximadamente 200 km, que fará a ligação da produção em águas ultraprofundas até a praia de Lagomar, em Macaé. O óleo será escoado por navios aliviadores, enquanto o gás natural seguirá pelo gasoduto até sua chegada em terra.

Com investimento estimado em US$ 9 bilhões, o Raia tem capacidade de produzir até 16 milhões de m³ de gás natural por dia, o que corresponde a 15% da demanda nacional. A previsão é que a produção comece em 2028. Por sua relevância estratégica, o projeto integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Além do impacto na segurança energética do Brasil, o empreendimento representa grandes oportunidades para Macaé em termos de geração de empregos, movimentação da economia local e fortalecimento da cadeia produtiva de óleo e gás. Para a população, isso significa não apenas mais desenvolvimento, mas também a necessidade de atenção redobrada a questões ambientais e de planejamento urbano.

Fonte: Secom Pref. Macaé

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile