Home Economia Prefeitura e Firjan debatem ações para o desenvolvimento regional

Prefeitura e Firjan debatem ações para o desenvolvimento regional

0
Fotos: Divulgação/ SECOM

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, participou da primeira reunião do ano da Comissão Municipal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em Macaé, realizada na noite desta quarta-feira (05). Durante o encontro, que aconteceu na sede da entidade em Macaé, Welberth pontuou as principais ações do governo municipal voltadas para o desenvolvimento da região. Ele apresentou pautas ao empresariado e ressaltou a importância de parcerias.

O prefeito abordou a realização da Macaé Energy 2025, uma iniciativa da Firjan/Senai, prefeitura e Sebrae, com a presença dos representantes das principais empresas de óleo e gás, e que está programada para o próximo mês de julho. “Colocamos o novo Centro de Convenções à disposição para sediar a Macaé Energy. A ideia é fortalecer o ambiente de negócios no município, propondo discussões e oportunidades para a cadeia produtiva offshore”, disse Welberth.

O prefeito também elencou avanços obtidos pela administração pública municipal e que tiveram impacto direto na qualidade de vida da população em áreas como Saúde, Educação, Obras, Segurança Pública e Mobilidade Urbana. Ele citou, ainda, esforços contínuos do governo para a melhoria do transporte público e do abastecimento de água em Macaé, detalhando iniciativas e projetos que estão em andamento.

“A parceria com a Firjan e seu conhecimento técnico favorece nossas ações de políticas públicas que buscam o desenvolvimento de Macaé em diversos setores. A ideia é fortalecer o ambiente de negócios, promover qualificação, inovação e estudos macroeconômicos para o município”, frisou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, também presente ao encontro.

Outros pontos discutidos durante a reunião foram a implementação de projetos como um hub de inovação, já que Macaé é conhecida como a “Cidade da Energia”. As autoridades municipais ressaltaram que, além da cadeia produtiva de óleo e gás, o município reúne um polo universitário com a presença de UFF, UFRJ e FeMASS, aeroporto ampliado para receber jatos e voos internacionais e, ainda, a segunda maior rede hoteleira do estado.

Também foram abordados temas como qualificação profissional e a instalação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN) em Macaé. As principais condições e vantagens para Macaé receber a instalação da FAFEN estão consolidadas no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Socioambiental (EVTESA), que aponta o potencial da Capital da Energia em se tornar também um dos principais Polos Gás-Químico do Brasil, a partir da produção de metanol.

O encontro também contou com as presenças da chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali; do Coordenador da Comissão Municipal da Firjan em Macaé, Gualter Schelles, e demais membros da Comissão; de representantes de entidades empresariais; e de empresários de diversos segmentos da economia regional.

Fonte: Secom Pref. Macaé

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile