
Estado receberá 64 médicos em abril e mais 85 no primeiro edital de 2025
O programa Mais Médicos será ampliado no Rio de Janeiro com a chegada de 64 novos profissionais em abril. Os médicos, formados no exterior, estão concluindo o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) e serão distribuídos entre sete municípios, reforçando o atendimento em áreas de maior vulnerabilidade. Atualmente, o estado conta com 1.373 profissionais em atividade, atendendo cerca de 3,98 milhões de pessoas em 81 municípios.
Com 1.546 vagas ativas, o Rio de Janeiro tem 859 médicos atuando em municípios de baixa vulnerabilidade, 442 em regiões de média vulnerabilidade, 52 em áreas de alta vulnerabilidade e 20 em locais de muito baixa vulnerabilidade.
O estado também será contemplado no primeiro edital de 2025, anunciado em março pelo Ministério da Saúde, que prevê a contratação de 2.279 profissionais em todo o país, sendo 85 destinados ao Rio de Janeiro. As contratações ocorrerão em 26 municípios, enquanto outros 55 serão incluídos no cadastro reserva. O resultado do edital está previsto para 8 de abril.
Uma novidade para otimizar o atendimento é o prontuário eletrônico e-SUS APS, que permitirá a integração de informações sobre consultas, exames e tratamentos, agilizando o atendimento e melhorando o acompanhamento dos pacientes.

O MAAv segue até 11 de abril, capacitando 402 médicos formados no exterior para atuação no SUS. Entre os participantes, 397 são brasileiros e cinco estrangeiros. O módulo inclui aulas sobre o funcionamento do SUS e temas como saúde mental, equidade étnico-racial e Bolsa Família, além de uma avaliação final que exige média mínima de 50% para aprovação.
Fonte: Secom Gov BR