Município é referência em prevenção e educação para desastres naturais
Macaé reafirmou, nesta terça-feira (8), seu compromisso com o fortalecimento de políticas voltadas à resiliência climática. O município participou do painel “Resiliência, aprendizado que protege vidas”, promovido pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Macaé, dentro da Semana Acadêmica para Resiliência 2025.
O evento, transmitido ao vivo pelo YouTube, reuniu especialistas e gestores públicos de várias regiões do país para discutir estratégias de adaptação, prevenção e mitigação dos impactos de desastres naturais. Representando o município, o secretário executivo de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, destacou que Macaé vem se tornando referência em educação preventiva e políticas de resiliência.
“Estamos avançando de uma postura reativa, que apenas respondia às emergências, para uma postura proativa, focada na prevenção, preparação e adaptação da sociedade aos eventos climáticos extremos”, ressaltou Joseferson. Ele também lembrou que Macaé é uma das poucas cidades do Brasil com curso técnico de formação em Defesa Civil reconhecido pelo MEC, resultado de uma parceria com o IFF. A primeira turma, que começa na próxima semana, reunirá alunos de toda a Região Sudeste.
Ações como essa reforçam a importância da educação e da cooperação entre municípios para reduzir riscos e preparar as cidades para o futuro. Diante do aumento de eventos climáticos extremos, conhecer e adotar medidas preventivas é fundamental para proteger vidas e fortalecer comunidades.
Fonte: Secom Pref. Macaé