Cidade registra 22 vagas por mil habitantes e se firma como potência no mercado de trabalho
Macaé mais uma vez se consolida como destaque nacional na geração de empregos. De acordo com os dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, o município alcançou em julho o primeiro lugar do país em geração proporcional de vagas, com 22 vagas por mil habitantes, superando capitais e estados brasileiros inteiros.
No ranking estadual, Macaé também se manteve entre os primeiros colocados em números absolutos. Com 514 vagas formais abertas em julho, a cidade ficou atrás apenas de Duque de Caxias (2.059 vagas) e Angra dos Reis (654 vagas), superando até mesmo a capital, Rio de Janeiro, que registrou 480. No acumulado de 2025, Macaé ocupa a segunda posição do Estado em empregos gerados, com 5.775 vagas, atrás apenas do município do Rio.
Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Rafael Manhães, os resultados são fruto de políticas públicas voltadas à qualificação da mão de obra, incentivo a novos negócios e manutenção dos vínculos laborais. Ele ressalta que a cidade se consolida como uma das maiores potências brasileiras em empregabilidade, tanto em volume quanto em estabilidade.
“Nos dedicamos à qualificação das pessoas e à melhora do ambiente de negócios. Diversificamos a economia, atraímos investimentos e realizamos grandes eventos que movimentam a cidade. Nossa expectativa é manter esse ritmo até o fim do ano. Com a chegada da Rota 5 do gás – Projeto Raia, a projeção é que Macaé gere mais de 50 mil novos empregos nos próximos cinco anos, apenas com esse empreendimento”, destacou o secretário.
Com resultados expressivos mês a mês, Macaé reafirma sua posição de capital nacional do trabalho e da energia, tornando-se um dos principais polos de desenvolvimento e empregabilidade do Brasil.
Fonte: Secom Pref. Macaé