Home Cultura e Lazer Macaé celebra 212 anos com Festival Kolirius de Arte Urbana

Macaé celebra 212 anos com Festival Kolirius de Arte Urbana

0
Fotos: Ana Chaffin

Em comemoração aos 212 anos de Macaé, a cidade recebe a 14ª edição do Festival Kolirius Internacional de Arte Urbana, um dos mais tradicionais eventos de muralismo do país. A programação segue até domingo (27), na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, e a culminância será nesta terça-feira (29), com uma grande celebração no muro do Colégio Estadual Luiz Reid, das 9h às 18h. Mais de 20 artistas locais, nacionais e internacionais — vindos de estados como São Paulo, Tocantins, Goiás e até países como Angola, México e República Dominicana — estão transformando o espaço em uma verdadeira galeria a céu aberto.

Idealizado pelo artista macaense Marlon Muk e apoiado pela Prefeitura, o festival homenageia nesta edição o centenário de Antônio Alvarez Parada, professor e autor do hino de Macaé, reforçando a identidade cultural do município. Apesar da homenagem, os temas são livres e incluem técnicas variadas, além do tradicional grafite. Para muitos artistas, o evento representa uma vitrine para o trabalho autoral e uma oportunidade de troca de experiências. “O Festival é um divisor de águas para quem se dedica às artes profissionalmente”, destaca a macaense Karol Castro.

Com patrocínio da EDF Power Solutions desde sua primeira edição, o Festival Kolirius reafirma o crescimento da cena artística macaense. O curador Marlon Muk destaca a importância do apoio público e privado para a valorização da arte urbana: “Tenho certeza de que este será um dos maiores e mais belos festivais que a cidade já recebeu”. Para quem pretende visitar, a dica é aproveitar o fim de semana para ver os artistas em ação, prestigiar o trabalho e registrar fotos — sempre respeitando os espaços de criação.

Fonte: Secom Pref. Macaé

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile