Grupamento Patrulha Maria da Penha de Cabo Frio recebe representantes de São João de Meriti e Iguaba Grande

0
50
Foto: Mari Ricci/SECOM

Visitas tiveram como objetivo conhecer práticas do grupamento cabo-friense para implementação nos municípios visitantes.

O Grupamento Patrulha Maria da Penha (PMP) da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio, reconhecido por sua atuação no enfrentamento à violência doméstica, recebeu, nesta semana, representantes da Guarda Civil de São João de Meriti e, posteriormente, da Subsecretaria de Segurança e Ordem Pública de Iguaba Grande. As visitas foram realizadas para conhecer o modelo de trabalho e as boas práticas implementadas pela equipe cabo-friense.

Na terça-feira (14), a coordenadora da Patrulha Maria da Penha de São João de Meriti, Osiane Antônio dos Santos, e o guarda Flávio Alves Dantas foram recebidos na sede da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio pelo comandante Adson Lopes, pelo subsecretário Ângelo Amaral, pelo superintendente de Ensino e Instrução, Douglas Ribeiro, e pela coordenadora da PMP, Regiane Costa, junto à sua equipe. Após uma apresentação inicial, os visitantes conheceram a estrutura administrativa e as práticas operacionais do grupamento, localizadas no bairro Passagem, e acompanharam a rotina da patrulha durante 24 horas.

“Estamos implantando a Patrulha Maria da Penha em nosso município e viemos a Cabo Frio para compreender a dinâmica de trabalho, as estratégias e as metodologias adotadas, a fim de aplicá-las posteriormente em nossa cidade”, afirmou Osiane Antônio dos Santos.

O comandante Adson Lopes ressaltou a importância dessas parcerias, entregando um certificado de agradecimento aos visitantes. “Essa troca reafirma nosso compromisso em expandir as ações e fortalecer as políticas públicas de proteção às mulheres, contribuindo para a ampliação de iniciativas em outros municípios”, destacou.

Na quarta-feira (15), foi a vez de representantes de Iguaba Grande visitarem Cabo Frio para conhecer de perto o funcionamento da Patrulha Maria da Penha. Apesar de o município já contar com um grupamento semelhante, o objetivo foi absorver novas ideias e aperfeiçoar as estratégias de atuação.

“Viemos aprimorar nossos conhecimentos e aprender com a Patrulha de Cabo Frio, que faz um excelente trabalho. É sempre um prazer ter essa troca. Obrigada pela recepção e pelo compartilhamento de conhecimento”, declarou Mônica Romero, subsecretária de Segurança de Iguaba Grande.

Para a coordenadora da PMP de Cabo Frio, Regiane Costa, o amor pela missão é fundamental. “Estamos muito felizes com essa troca de experiências entre os grupamentos. Visitas como essas reforçam o papel de Cabo Frio como referência no combate à violência doméstica. Nosso grupamento se dedica diariamente a essa missão, e ver nossas ações inspirando iniciativas e fortalecendo redes de proteção às mulheres em outras localidades é extremamente gratificante”, afirmou Regiane.

Atuação da Patrulha Maria da Penha

O Grupamento PMP de Cabo Frio, com um ano e oito meses de atuação, conta com uma equipe de 18 patrulheiros que trabalham em esquema de plantão, atendendo emergências 24 horas por dia. Além disso, realiza o monitoramento de medidas protetivas emitidas pelo Poder Judiciário, a condução de vítimas a serviços essenciais, como o Instituto Médico Legal (IML), Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e encaminhamentos à rede de apoio, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).

Desde sua criação, o grupamento já acolheu mais de mil mulheres. Apenas na primeira quinzena de 2025, foram registradas 13 ocorrências, das quais duas resultaram em prisões. Nos anos de 2023 e 2024, o grupamento atendeu 575 chamados emergenciais, monitorou 962 medidas protetivas e efetuou 25 prisões em flagrante.

As mulheres vítimas de violência doméstica podem acionar o grupamento pelo telefone 153, disponível 24 horas por dia.

Fonte: Secom Pref de Cabo Frio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui