Primeira edição do evento acontece entre 24 e 27, na Lagoa do Iriry, com o melhor da culinária local e shows gratuitos
Entre os dias 24 e 27 de julho, Rio das Ostras sediará a primeira edição do Festival Gastronômico, na área da Lagoa do Iriry. O evento reúne 16 expositores, incluindo restaurantes, hamburguerias, cafeterias, cervejarias e gelaterias, e tem como objetivo fortalecer o setor gastronômico e atrair visitantes durante a baixa temporada. Na parte cultural estão confirmados shows das bandas Jamz, Sal Doce, além de artistas locais.
A expectativa da Prefeitura é receber turistas de toda a região, que vão impulsionar a economia local por meio da integração entre gastronomia, cultura e turismo.
PARTICIPANTES – O Festival Gastronômico de Rio das Ostras vai contar com a participação de diversos estabelecimentos da cidade, oferecendo opções para todos os gostos. Entre os restaurantes estão Delícias de Casa, Degusta – Comida Mexicana, Fornella – Pizzaria, Boteco Portuga – Culinária Portuguesa, Paradiso, RicoeBossa. A área de lanches terá a Paiol Hamburgueria, e a culinária japonesa será representada pelo Hanatake. O evento também reúne o Café Melanina, voltado para o público que aprecia cafés, além da Madame Merlot, com vinhos, e do Trik Trik, com drinks variados. As cervejarias Paiol e Nova Estrela marcam presença, assim como a San Lorenzo Gelateria, com sobremesas geladas.
O Polo Gastronômico de Macaé também confirmou a participação, trazendo pratos variados e fortalecendo a integração com a região.
MÚSICA – O Festival é uma iniciativa do Núcleo Gourmet de Rio das Ostras, com correalização do Sindicomércio e apoio da Prefeitura de Rio das Ostras. A programação inclui também apresentações musicais no Palco Gourmet com atrações como banda Jamz, Sal Doce e artistas locais, promovendo ainda mais integração com o público.
Como parte da programação, o Festival Sesc de Inverno leva à mesma área do Festival Gourmet shows gratuitos de Vanessa da Mata e Paula Toller, nos dias 26 e 27 de julho (sábado e domingo), às margens da Lagoa do Iriry. A combinação dos dois eventos em um só lugar promete transformar o fim de julho em um marco na agenda cultural e turística de Rio das Ostras.
De acordo com Allan Barros, presidente do Núcleo Gourmet, o evento vai além da gastronomia. “Nossa proposta é valorizar os sabores locais e regionais, criando uma vitrine para os empreendedores da área de alimentos e bebidas, muitos deles afetados pela sazonalidade. Queremos que o Festival Gastronômico entre de vez para o calendário de eventos da cidade e se torne uma referência no interior fluminense”, afirma.



ECONOMIA – A união de esforços entre gastronomia e cultura tem como objetivo aumentar o fluxo turístico e gerar renda para diversos setores da cidade. A realização do festival em um dos principais cartões-postais de Rio das Ostras reforça esse compromisso.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro, o evento é estratégico. “Eventos como o Festival Gastronômico geram um efeito multiplicador: atraem visitantes, movimentam a rede hoteleira, impulsionam o comércio e dão visibilidade aos pequenos negócios. É uma forma eficiente de estimular a economia fora da alta temporada, com criatividade e parcerias”, destaca.
O presidente do Sindicomércio, Marcelo Ayres, também enfatiza os reflexos positivos na economia. “Essa é uma oportunidade real de aquecimento econômico. O setor de comércio e serviços ganha fôlego com a chegada de visitantes e a circulação de moradores. O investimento em cultura e gastronomia é um caminho inteligente para fortalecer a economia local”, analisa.
Fonte: Secom Pref. Rio das Ostras