Escolas estaduais do RJ terão esportes olímpicos como atividade extracurricular

0
15
Foto: Foto: Divulgação/ Banco de Imagens

Lei sancionada permite inclusão de modalidades como BMX e skate no currículo complementar

A prática de esportes olímpicos passará a integrar as atividades extracurriculares de alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. A medida foi oficializada pela Lei 10.941/25, de autoria original do deputado Carlos Minc (PSB), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (12).

A norma autoriza as escolas públicas a oferecerem carga horária complementar para a prática e o ensino de modalidades como BMX e skate, além de oficinas profissionalizantes voltadas à manutenção e criação de equipamentos esportivos, como bicicletas, skates, capacetes e joelheiras. As atividades poderão ser realizadas em espaços públicos, como praças e áreas de lazer, ampliando o acesso dos estudantes ao esporte.

Para garantir a efetividade do programa, cada escola deverá consultar o Conselho de Educação e formar uma comissão com representantes da Secretaria de Educação, da comunidade escolar, das entidades esportivas e dos pais e alunos. O foco principal será nos estudantes de 13 a 18 anos, abrangendo do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Segundo Carlos Minc, a iniciativa nasceu do entusiasmo dos jovens com as Olimpíadas. “Todo mundo quer ser campeão no judô, na ginástica, no vôlei… Abrir essa porta nas escolas é uma forma de inserção, saúde e autoestima para os alunos”, destacou. A lei também conta com a assinatura de outros 17 parlamentares como coautores.

Fonte: Ascom Alerj

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui