O Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo (11/08), deve movimentar R$ 681 milhões no comércio varejista do Rio de Janeiro. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se confirmada, a projeção representará um avanço de 5,6% das vendas no estado, em relação à mesma data de 2023.
– A estimativa da CNC reforça o momento econômico positivo do Estado do Rio e demonstra a confiança tanto do empreendedor quanto do consumidor. O comércio é um grande gerador de empregos. Também movimenta produtos e serviços e estimula a economia ao impulsionar a circulação de moeda e aumentar a arrecadação de impostos – comenta o governador Cláudio Castro.
De acordo com a CNC, a estimativa otimista é resultado de menores taxas de desemprego e sinais positivos para o consumo. Ainda de acordo com a confederação, a maior concentração de vendas deve ocorrer em lojas de vestuário, produtos de perfumaria e cosméticos, em estabelecimentos especializados na venda de utilidades domésticas e eletroeletrônicos.
– O Dia dos Pais é considerado a segunda principal data comemorativa quanto ao incremento do comércio. E o avanço nas vendas no estado deve ocasionar o aumento das contratações temporárias, importante para o mercado de trabalho, pela possibilidade de efetivação – explica a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.
Segundo a CNC, em todo o Brasil, o volume de vendas na data deverá alcançar R$ 7,7 bilhões. Caso se confirme, a projeção representará um avanço de 4,7% em relação à mesma data de 2023.–
Crédito: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro