Atendimento humanizado relacionado à promoção, prevenção e/ou tratamento de saúde bucal. Assim pode ser definida a atuação da odontologia em Macaé, que conta com 160 cirurgiões dentistas na rede municipal de saúde. Nesta sexta-feira (25) é o Dia Nacional do Dentista.
A data foi escolhida não apenas para homenagear o profissional, mas para alertar para a importância dos cuidados com a saúde bucal, a fim de se evitar doenças que podem não só afetar os dentes, boca, como outras partes do corpo.
Ao todo, Macaé conta com 59 consultórios odontológicos e a Coordenadoria Especial de Odontologia oferece as seguintes especialidades: Odontopediatria, Endodontia, Estomatologia, Bucomaxilofacial, Prótese, PCDs, Dentística, além do Atendimento 24 horas em três unidades de emergência. O Atendimento Domiciliar, a Odontologia Coletiva nas escolas e a Unidade Móvel complementam a assistência.
De acordo com registros, a Odontologia de Macaé atende 8 mil atendimentos por mês nos espaços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Estratégias Saúde Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Deste total, 4 mil atendidos são nas unidades de saúde do Aeroporto, Trapiche e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) .
Com a descentralização dos serviços foi registrado aumento do atendimento odontológico, que em 2021 registrou 28.710 e no ano de 2023, o atendimento chegou a 52.165 tendo crescimento de 82%.
O Centro de Especialidades Odontológicas, que conta com 12 consultórios e uma sala de Fretonomia. O local atende com as especialidades de endodontia, prótese, estomatologia, cirurgia, odontopediatria, periodontia, além de emergência – que funciona 24 horas.
Cumprindo com o objetivo de oferecer um tratamento dentário específico, de maneira humanizada, o atendimento do CEO é elogiado pelos usuários. Jamile Neves é uma delas.
“Em uma única manhã consegui marcar consultas pelo telefone para meu filho Lucas e sobrinho Isaac, e também para mim. Foi maravilhoso, pois consegui tudo num só momento. Hoje trouxe meu filho de cinco anos para a primeira consulta de tratamento de cárie. Estou muito satisfeita”, comenta.
O exercício da profissão de dentista é elogiado pelos usuários e alvo de comemoração dos profissionais. O paciente Elias Onofre agradece a dedicação dos dentistas.
“Sempre busco atendimento no CEO. Os profissionais são maravilhosos e tudo é de qualidade. Tudo que recebi no CEO sempre me agradou”, conta.
Já a moradora da Ajuda de Baixo Elizete Fernandes Souza relata que sai de casa na certeza que terá um atendimento excelente.
“Já recebi atendimento e minha filha também. Marquei tudo pelo telefone e nem demorou..Hoje trouxe meu filho Nathan Souza , que está sem medo de dentista”, comemora.
A coordenadora de Odontopediatria do município, Carla Bittencourt destaca que ser dentista é uma missão.
“Atuar como dentista é poder devolver às pessoas o conforto e a alegria de sorrir. A odontologia é a arte de mostrar ao mundo que cada sorriso carrega uma história de superação”, ressalta.
A dentista Ana Paula Carvalho encara a atuação como missão e se emociona ao lembrar do atendimento às crianças.
“Atendemos com amor. Nos tornamos parte da família. Orientamos aos pais, nos tornamos um pouco mãe dos pacientes e priorizamos o acolhimento. É uma honra ser dentista”, disse a odontopediatra.
Já o cirurgião bucomaxilo Douglas Rodrigues enfatiza que ter destreza, paciência e saber cuidar dos que precisam são algumas tarefas do dentista.
“Minha profissão ultrapassa gerações desde bisavô, avô, pai, tio e irmã. Amo o que faço”, pontua.
Vale lembrar, que o CEO conta com a Sala de Frenotomia do CEO é específica para a “cirurgia da linguinha”. O espaço realiza uma média de 48 cirurgias por mês. A cirurgia corrige o freio ou frênulo da língua ou do lábio da criança, quando há o encurtamento, dificultando a movimentação da língua.A Coordenadoria Especial de Odontologia funciona à Rua Velho Campos, 566, no Centro.
Créditos Secom Pref de Macaé