Home Política Dia das Famílias com Pessoas Desaparecidas pode ser incluído no calandário no...

Dia das Famílias com Pessoas Desaparecidas pode ser incluído no calandário no oficial fluminense

0
Foto: Thiago Lontra

 Calendário Oficial do Estado do Rio poderá contar com o Dia Estadual das Famílias com Pessoas Desaparecidas. É o que determina o Projeto de Lei 1.254/23, de autoria da deputada Tia Ju (REP), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta quinta-feira (13/02). A data a ser incluída é o dia 25 de maio, considerado o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.

De acordo com o projeto, durante esta data, os Poderes Públicos fluminenses deverão realizar ações para valorizar a luta dos familiares pela busca dos seus entes queridos, além de fomentar o debate sobre as políticas públicas voltadas para amparar essas pessoas.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP), computados até abril de 2022, foram registradas mais de 51 mil pessoas desaparecidas nos últimos 10 anos no Estado do Rio. Em média, são mais de cinco mil casos por ano ou cerca de 430 desaparecidos por mês.

“Tamanhas tragédias resultam sempre em muito sofrimento e desespero para as famílias dos desaparecidos, podendo perdurar por meses, anos, ou pelo resto de suas vidas. Além do trauma emocional, que em alguns casos pode ser insuportável, as famílias que dependem financeiramente dos desaparecidos podem ficar sem acesso a benefícios sociais ou sem ter os meios necessários para se sustentar”, justificou Tia Ju.

Origem da data

O dia 25 de maio foi inicialmente uma homenagem ao caso de Etan Patz, um menino de 6 anos que desapareceu nas ruas de Nova Iorque, nos Estados Unidos, enquanto voltava da escola, em 25 de maio de 1979.

A partir de então, anualmente os amigos e familiares de Patz se reuniam na data de seu desaparecimento para conscientizar a população sobre os cuidados que devem ter para evitar o desaparecimento de outras crianças.

Fonte: Ascom Alerj

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile