Curso de Resgate em Ambiente Hostil é oferecido em parceria com a Cruz Vermelha

0
26
Foto: Divulgação

O curso Resgate em Ambiente Hostil foi iniciado, nesta sexta-feira (13), em uma mata de serra no município de Conceição de Macabu, e seguirá até domingo (15). A capacitação ministrada pela Cruz Vermelha e realizada por meio de parceria com a Prefeitura de Macaé é voltada para 30 servidores que atuam nas equipes de ambulâncias 192, especialmente da região serrana macaense.

A parceria com a Cruz Vermelha por meio da Secretaria de Saúde para cursos de Primeiros-Socorros direcionados a profissionais da área existe há aproximadamente dois anos. A iniciativa se estendeu ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura, atendendo a funcionários de diferentes setores da Administração Pública, como a Defesa Civil.

“O serviço das equipes do 192 atua em colaboração com o Corpo de Bombeiros. O objetivo do curso é capacitar principalmente profissionais dos distritos da Região Serrana de Macaé. Será demostrado como pranchar a vítima para travessia em rio, entre outros treinamentos. Os cursos de primeiros-socorros são importantes. No RH, por exemplo, a ideia surgiu a partir da necessidade de ministrarem uma manobra para desengasgar um funcionário”, ressalta a secretária adjunta de Alta e Média Complexidade, Navia Bavaresco.

O técnico de enfermagem da Emergência do Hospital de Trapiche, Jeferson Serapião, que atua há quase 9 anos na serra macaense, comentou sobre a importância desta capacitação. “Temos ambulâncias com equipe 192 no Sana, no Frade, no Trapiche e em Córrego do Ouro. Próximo a Trapiche, um senhor caiu morro abaixo e fraturou a coluna. Nós fizemos o resgate, com médico, enfermeiro e técnico. Este curso será muito útil para preparar, principalmente os técnicos, para este tipo de situação, especialmente se acontecer em ambiente hostil. Para a vida, cada segundo é importante”.

O curso conta com a assistência de uma equipe de apoio composta por 15 monitores da Cruz Vermelha. Entre eles, a enfermeira da Atenção Básica, Mariana Gulão, que participa do curso pela primeira vez como voluntária. Há quatro anos ela é voluntária da Cruz Vermelha em outras ações em Macaé. “A Cruz Vermelha está sempre de portas abertas para formar parcerias. É muito importante que se unam os profissionais de saúde com a Cruz Vermelha. Esse é um curso de resgate para desastres. Na cena, serei uma vítima”, ressalta.

Fonte: Secom Pref de Macaé

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui