Home Educação Cláudio Castro sanciona lei que vincula colégios estaduais a postos de saúde

Cláudio Castro sanciona lei que vincula colégios estaduais a postos de saúde

0
Foto: Divulgação

Programa Educando com Saúde busca ampliar atendimento à comunidade escolar por meio de parcerias entre Estado e municípios

O governador Cláudio Castro sancionou a Lei 10.548/24, que cria o programa Educando com Saúde, com o objetivo de levar atendimento à comunidade escolar da rede estadual pelos postos de saúde dos 92 municípios fluminenses. Publicada nesta terça-feira (29.10) no Diário Oficial, a iniciativa poderá ser implementada por meio de parcerias do Poder Executivo estadual com as prefeituras.

– Essa é uma iniciativa que busca ampliar o acesso dos nossos estudantes aos serviços de saúde, fortalecendo também a integração entre Saúde e Educação. É mais uma medida que estamos tirando do papel para contemplar a rede de ensino estadual – declarou Cláudio Castro.

A ideia é que cada escola da rede seja atendida nos postos de saúde mais próximos de onde estão localizadas. Assim, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e as secretarias municipais de Saúde poderão realizar a vinculação das unidades de ensino, considerando, além da proximidade geográfica, a capacidade de atendimento dos postos de saúde, firmando, quando necessário, parcerias com as redes municipais e federais de Saúde.

Para a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, a medida é muito bem-vinda e vai beneficiar milhares de estudantes em todo o estado.

– Educação e saúde são as bases para o desenvolvimento do jovem. E com esse projeto cerca 600 mil alunos terão, dentro da escola, o seu direito à saúde assegurado. Somos gratos à Alerj por ter pensado na comunidade escolar, às secretarias de Saúde envolvidas e ao governador Cláudio Castro, que mais uma vez atende à Educação com medidas assertivas – disse a secretária.

O atendimento

Com a iniciativa, multiprofissionais de saúde poderão realizar, ao menos uma vez por mês, visitas periódicas às escolas para avaliação e atendimento dos estudantes. Essas equipes serão compostas por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um dentista e um psicólogo, podendo incluir outros profissionais, conforme a necessidade identificada.

A oferta de campanhas de vacinação, exames de saúde e outras ações preventivas, também estão previstas, além  da elaboração de atividades de educação em saúde, com a participação ativa de estudantes, pais, professores e funcionários. Ainda poderão ser fornecidos programas de alimentação saudável e combate à obesidade infantil, além de suporte psicológico e de saúde mental aos estudantes.

O programa também permite a criação de um canal de comunicação contínua entre a escola e o posto de saúde vinculado.

Vale lembrar que a Educação e a Saúde já atuam juntas no Pacto Estadual pelo Enfrentamento às Causas da Infrequência, do Abandono e da Evasão Escolar no estado do Rio de Janeiro. Essa medida visa identificar os motivos que levam o jovem a deixar a escola, entre eles, questões ligadas à sua saúde ou de seus familiares. Uma das ações que as pastas vêm desenvolvendo é a campanha motivacional “Bora pra Escola”.

Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile