Iniciativa visa centralizar atendimentos e garantir mais agilidade e apoio aos pacientes com câncer no município
Casimiro de Abreu deu um passo importante na atenção à saúde com a inauguração, nesta terça-feira (15), do Programa de Acolhimento Oncológico, no Centro de Referência em Especialidades Médicas Manoel Marques Monteiro (CREM). A iniciativa representa um marco para os pacientes que enfrentam o câncer no município, oferecendo suporte mais humano e eficaz no processo de tratamento.
O novo serviço tem como objetivo centralizar as demandas oncológicas em um único espaço, facilitando o acesso às orientações e encaminhamentos necessários. A equipe responsável pelo acolhimento é formada por uma assistente social, uma médica clínica geral com especialização em oncologia e uma gerente administrativa. Juntas, essas profissionais vão articular os serviços de Transporte Fora do Domicílio (TFD), fisioterapia, nutrição, psicologia e regulação oncológica.
Durante a inauguração, o prefeito Ramon Gidalte destacou a relevância do projeto:
“Pra mim, hoje é um dia muito especial. Já temos aqui no CREM um centro de referência para esses pacientes. Esse é um assunto que me ronda, já enfrentamos casos na família e, hoje, é um prazer entregar um serviço como esse para a população.”
Entretanto, é importante destacar que tratamentos específicos como quimioterapia e radioterapia ainda não serão realizados no município. Contudo, o Programa garante que os pacientes sejam encaminhados com agilidade aos hospitais de referência, reduzindo o tempo de espera e aumentando as chances de sucesso nos tratamentos.

A inauguração contou com a presença do vice-prefeito Marquinhos da Vaca Mecânica; da secretária municipal de Saúde, Luciana Dames; do subsecretário de Saúde, Dr. Adriano Lima; da secretária de Assistência Social, Priscila Bonifácio; do secretário de Administração, Alex Maurino; dos vereadores Marcelo Mota e Thiago Magalhães; dos oncologistas Dr. Sávio Mussi e Dr. Flávio Antunes, que atuam no município de Macaé; além do pastor Rafael Antunes, da Primeira Igreja Batista em Casimiro.
Com o lema “Tempo é vida! No caminho da cura você não está sozinho!”, o Programa de Acolhimento Oncológico nasce como um sinal de esperança e acolhimento para quem mais precisa.