Iniciativa visa descentralizar o turismo nacional e promover destinos com potencial internacional; evento reuniu autoridades, profissionais do setor e representantes de mais de 10 municípios fluminenses
Arraial do Cabo foi o município anfitrião, nesta sexta-feira (25), de mais uma rodada do Programa Novas Rotas, iniciativa da Embratur que tem como objetivo descentralizar o turismo brasileiro, promovendo destinos ainda pouco explorados no cenário internacional. O programa foi lançado em abril de 2025 e propõe ampliar as possibilidades do setor turístico com foco em inovação, capacitação e sustentabilidade.
O evento ocorreu no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo e reuniu prefeitos, secretários e profissionais da área turística de mais de dez municípios do estado, incluindo cidades da Costa do Sol, do Norte Fluminense como Quissamã e de outras regiões fluminenses. Também estiveram presentes representantes da rede hoteleira, meios de hospedagem, bares, restaurantes e guias de turismo.
A programação incluiu uma capacitação direcionada a segmentos estratégicos do turismo local, como o passeio náutico, receptivo, transporte turístico, gastronomia e hotelaria. Os participantes também acompanharam palestras sobre inovação tecnológica, inteligência de dados e boas práticas sustentáveis, temas essenciais para o fortalecimento da cadeia produtiva.
Durante o evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a força econômica do turismo e o potencial da região:
“O turismo é uma fonte de riqueza infinita, e a Região da Costa do Sol oferece diversos atrativos, desde praias, trilhas, avistamento de cetáceos até sua própria cultura e gastronomia. Tudo isso tem um potencial incrível, basta ser explorado de maneira consciente e assertiva. Por isso, estamos investindo cada vez mais na capacitação de quem atua diretamente nesse nicho, a fim de atender melhor quem nos visita e, consequentemente, impactar positivamente a cadeia produtiva”, afirmou.
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno, ressaltou o compromisso da cidade em aliar desenvolvimento ao cuidado com o meio ambiente:
“Arraial do Cabo tem despontado no cenário nacional e internacional como roteiro turístico. Frequentemente somos notícia e estamos atentos às necessidades e tendências do setor. Atualmente, temos buscado atividades que equilibram diversão, entretenimento e sustentabilidade. Entendemos a importância de campanhas de conscientização, pois a natureza é o nosso maior atrativo e precisamos mantê-la viva.”
Já o secretário de Turismo, Junior Chuchu, apontou a retomada do turismo internacional como um dos desafios da nova fase:
“Esse tipo de parceria traz inúmeros benefícios para o nosso município. Nos últimos anos, nossa cidade voltou a receber um grande número de estrangeiros, especialmente os povos hispanohablantes. Portanto, é necessário estarmos prontos para essa nova realidade, e parcerias como essa são fundamentais.”
O encontro representou um importante avanço na qualificação do turismo regional, reforçando o compromisso dos municípios fluminenses com o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental e à excelência no atendimento ao visitante.




Fonte: Secom Pref. Arraial do Cabo