Golfinhos aparecem na Praia de Manguinhos e mobilizam equipes ambientais na Região dos Lagos

0
50
Silêncio na praia. Três vidas marinhas se foram, apesar da dedicação incansável de quem luta por elas.💚

Três animais não resistiram; necropsias serão realizadas para identificação das causas

No último sábado (12), a Praia de Manguinhos, em Búzios, foi palco de um raro e delicado episódio envolvendo um grupo de aproximadamente 15 a 20 golfinhos da espécie Stenella sp.. A ocorrência mobilizou equipes técnicas do Instituto BW (IBW) e do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos), que atuaram em conjunto no monitoramento dos animais, coleta de dados e suporte técnico.

A ação integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo (PMP-BC/ES), exigência do licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA.

De acordo com a veterinária Paula Baldassin, vice-presidente do Instituto BW, os protocolos estabelecidos foram seguidos rigorosamente durante toda a operação. Inicialmente, os golfinhos chegaram a retornar ao mar aberto, mas três deles acabaram voltando à área rasa e vieram a óbito.

Os corpos foram removidos e encaminhados à base do IBW, em Araruama, onde serão necropsiados para identificação das causas da morte e avaliação do estado de saúde dos animais.

Uma noite de luta pela vida…
Mesmo com todos os esforços das equipes técnicas e ambientais, três golfinhos não resistiram após encalhe em Manguinhos, Búzios. 💔

A operação contou com o apoio da Secretaria Municipal do Ambiente e Urbanismo, da Guarda Ambiental de Búzios, do vereador Toni Russo, além do munícipe Faried, que auxiliou diretamente na logística de monitoramento na água.

A população é orientada a acionar imediatamente as autoridades ambientais pelo número 0800 991 4800 em casos semelhantes. Recomenda-se manter distância, isolar a área e aguardar a chegada de especialistas, sem tentar devolver os animais ao mar.

O Instituto BW atua na conservação da fauna marinha e no monitoramento costeiro da Região dos Lagos e Norte Fluminense desde 2020. Já o GEMM-Lagos, fundado em 1999, é referência em pesquisa e educação ambiental voltadas à proteção de mamíferos, aves e répteis marinhos no litoral do Rio de Janeiro.

Fonte e fotos: Instituto BW

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui