Projeto busca fortalecer a identidade e impulsionar o turismo local
Durante a sessão extraordinária realizada nesta terça feira (18/03) no distrito de Barra de São João, o vereador Rafael Jardim (Cidadania) apresentou uma indicação à Mesa Diretora para que o Executivo Municipal providencie a instalação de pórticos de entrada nos distritos de Boa Esperança, Professor Souza, Rio Dourado, Barra de São João e nas localidades da Serra.
A proposta tem como objetivo valorizar a identidade da cidade, promover o turismo e fortalecer a economia local. Rafael destacou que a ausência de sinalização adequada faz com que muitos turistas não reconheçam os pontos turísticos e atrativos da região.
“A construção de pórticos pode criar um senso de pertencimento entre os moradores e tornar a entrada da cidade mais atraente para visitantes. Além de funcionar como um cartão postal, os pórticos podem estimular o comércio local, ao atrair mais turistas e gerar movimento econômico”, afirmou o vereador.

Ainda sobre o turismo, o presidente da Câmara, vereador Victor de Doca (PL), defendeu a realização de um carnaval diurno, com trio elétrico durante o dia. “Muitas pessoas não gostam de curtir a noite. Um carnaval voltado para toda a família, com diversão e segurança durante o dia, será vantajoso em todos os sentidos”, ressaltou.
Os vereadores Denison Rangel (Solidariedade) e Pedro Gadelha (União) reforçaram a importância de investir em sinalização turística e educativa, com placas informativas que orientem motoristas e pedestres sobre condições das vias, restrições e pontos de interesse. Eles também destacaram a necessidade de separar o conceito de “turismo” de “evento”, para que o planejamento de ações e a captação de recursos sejam mais eficazes.
Outro tema abordado foi a preservação ambiental. Os vereadores destacaram a importância de conscientizar a população sobre práticas sustentáveis, como o descarte correto de resíduos e a proibição de queimadas e caça, com aplicação de multas para quem descumprir as normas ambientais.
A proposta de Rafael Jardim segue para análise do Executivo Municipal.
Texto: Vilma Telemos/ Redação