Nos dias 30 e 31 de janeiro, representante da Secretaria de Turismo de Búzios participou da 1ª Imersão Geoparque Costões e Lagunas 2025, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), em Macaé, RJ.
O objetivo do encontro foi alinhar esforços e planejar as ações estratégicas do geoparque costões e lagunas para o período de 2025 a 2029, consolidando uma nova estrutura de gestão fundamentada nos princípios da UNESCO para Geoparques.
A discussão desse novo modelo de gestão se consolida na concepção do Geoparque como uma Associação. Desenvolvendo uma gestão humanizada para solidificar a construção de um movimento em busca de um pensar construtivo. De um desenvolvimento sustentável, regenerativo, participativo e integrado para ampliar a percepção do trade turístico sobre a necessidade de mudanças na forma de pensar e fazer turismo. Buscando proporcionar uma conexão mais profunda entre comunidade, viajantes e destino. As bases de um Turismo Comunitário.
Procurando ser mais atuante e de atingir uma maior visibilidade o Geoparque irá empenhar-se na construção de futuros quiosques em cada município para locais de visitação com informações sobre esses sítios serem Geoparque. A criação desses centros de visitantes com estudos de capacidade de carga irá aperfeiçoar o geoturismo em cada município, oferecendo curso de guias e condutores de visitantes sobre geoparque com ênfase ao turismo em bases comunitárias e ao geoturismo. Foi destaque da reunião a importância dessa parceria entre Geoparque e Prefeituras para uma maior visibilidade na comunicação e de se criar um plano estratégico específico para o turismo sustentável.
Fonte: Secom Pref de Búzios