Técnica, emoção e ancestralidade marcam a abertura oficial do 19° Festival Internacional de Dança de Cabo Frio

0
12
Fotos: Mari Ricci/SECOM

Com o apoio da Prefeitura, evento reúne 1.500 inscritos de dez estados e cinco países até domingo (7)

Fazendo valer os versos do Hino de Cabo Frio que mencionam que “nesta terra não há forasteiro”, o 19° Festival Internacional de Dança começou oficialmente, nesta quinta-feira (4), na Universidade Estácio de Sá, com uma grande diversidade de sotaques e culturas. Nesta edição, que vai até domingo (7), estão inscritos 1.500 bailarinos de dez estados brasileiros e de outros quatro países, incluindo Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Dr. Serginho, e dos secretários de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, e de Eventos, Weverton de Andrade, e da superintendente de Turismo, Luane Ferreira. Tanto as autoridades, como o público em geral ficaram sob o impacto da potente apresentação inicial: a coreografia “Turbulência”, do coreografo Rafael Gomes, inspirada nos ritmos afro-brasileiros e na cultura quilombola de Cabo Frio.

Pratas da casa com projeção nacional e internacional, os bailarinos Glayson Mendes e Beatriz Póvoas encantaram a plateia com um número que congregou vibração e delicadeza. Ao fim da apresentação, cheia de técnica e ancestralidade, Beatriz recebeu um buquê de flores do prefeito, que citou a reforma do Ginásio Alfredo Barreto, no Portinho, para a realização das próximas edições do evento, destacando a importância do Festival para a cidade.

“A gente dá as boas-vindas aos bailarinos e a todos os que estão envolvidos no nosso Festival Nacional de Dança, porque a arte, assim como a Educação, são os dois fatores que nos distinguem dos demais seres. A arte eleva a alma do ser humano e nos permite ter a alegria de vivenciar experiências distintas. E, como chefe do Poder Executivo, é um prazer apoiar algo que traz o nome de Cabo Frio de maneira internacional”, declarou.

Em seguida, foram realizadas as primeiras apresentações da Mostra Competitiva do Festival, nas categorias Infantil, Juvenil, Sênior e Avançado de Dança Contemporânea. Um verdadeiro show de técnica e emoção que empolgou o público que lotou o ginásio da Universidade Estácio de Sá.

O Festival prossegue nesta sexta-feira (5), a partir das 14h, com as apresentações da Mostra Competitiva, dos Clássicos de Repertório, nas categorias Infantil e Juvenil. Às 15h30, é a vez das categorias Sênior e Avançado, dos Clássicos de Repertório, subirem ao palco.

Às 16h30, solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentarão um fragmento do clássico ballet de repertório “O Corsário”. Na sequência, às 17h, começa a Mostra Competitiva de Ballet Neoclássico, nas categorias Pré, Infantil e Juvenil. A programação prossegue às 19h10, com o “Pas de Deux” Águas Primaveris, com os bailarinos Beatriz Póvoas e Michael William. Por fim, às 19h20, é a vez das categorias Sênior e Avançado do Ballet Neoclássico.

O Festival Internacional de Dança de Cabo Frio é uma realização do Ballet Marcia Sampaio, com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio e o patrocínio do Conselho Municipal de Turismo. O evento é considerado o maior festival de dança do Estado do Rio de Janeiro e o terceiro maior do país.

Ao todo, a Mostra Competitiva conta com oito modalidades: Ballet Clássico; Ballet de Repertório; Dança Contemporânea; Danças Urbanas; Danças Populares; Jazz; Sapateado e Estilo Livre. Além das apresentações, o evento conta com workshops e masterclasses com grandes nomes da Dança nacional e internacional.

Programação

Sexta-feira, 5 de setembro

  • 14h – Mostra Competitiva – Clássicos de Repertório (Categorias Infantil e Juvenil)
  • 15h30 – Fragmento Ballet Repertório “O Corsário”, com solistas do Theatro Municipal do Rio de Janiero
  • 17h – Mostra Competitiva – Ballet Neoclássico (Categorias Pré, Infantil e Juvenil)
  • 19h10 – “Pas de Delux” Águas Primaveris, com os bailarinos Beatriz Póvoas e Michael William
  • 19h20 – Mostra Competitiva – Ballet Neoclássico ( Categorias Sênior e Avançado)

Serviço
XIX Festival Internacional de Dança de Cabo Frio
De 4 a 7 de setembro de 2025
A partir das 14h
Universidade Estácio de Sá – Cabo Frio/RJ
Entrada: 1kg de alimento não perecível, em prol do GAI – Grupo de Apoio ao Idoso de Cabo Frio

Fotos: Mari Ricci/SECOM

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui