
Integração entre ROMU e operações com cães impulsiona resultados inéditos e fortalece o novo modelo operacional da Segurança Pública
A Câmara Municipal de Casimiro de Abreu entregou, nesta semana, uma Moção de Aplausos ao Departamento de Operações com Cães, que agora integra oficialmente a nova RoMU K9. A solenidade foi conduzida pelo secretário de Segurança Pública, Wellington Santos, que, quando ainda era vereador, foi o autor da proposição que originou a homenagem. A equipe operacional e os cães Pastor Belga Malinois — reconhecidos mundialmente pela inteligência, agilidade e desempenho tático — estiveram presentes, abrilhantando ainda mais o momento.
Emocionado, o secretário destacou a importância da homenagem e o impacto direto da integração entre a ROMU e o setor de operações com cães, que vem transformando a atuação nas ruas.
“Foi muito especial ver essa equipe sendo reconhecida. A RoMU K9 representa um novo capítulo na segurança da nossa cidade, tendo em vista que essa integração já nos proporcionou resultados nunca antes vistos. Em apenas 10 meses, a ROMU apreendeu cerca de R$ 500 mil em drogas, fruto desse trabalho conjunto que, no entanto, só foi possível graças à dedicação incansável dos nossos ROMURIANOS. Tenho muito orgulho de cada um deles”, afirmou.

A RoMU K9 segue atuando em patrulhamento, apoio tático e detecção de substâncias, reforçando, assim, o modelo operacional implementado pela secretaria e ampliando a eficiência das ações de segurança no município.
Ao final, Wellington Santos agradeceu também a confiança e a liberdade de decisão que tem recebido do prefeito Ramon Gidalte e do vice-prefeito Marquinho, destacando que esse apoio, contudo, tem sido essencial para avançar em projetos que elevam o padrão da Segurança Pública em Casimiro de Abreu.
Redação: Vilma Telemos
Fotos: SSPCA






