O Governo do Estado do Rio de Janeiro deu início a uma agenda internacional de promoção turística em seis cidades estratégicas da América do Sul, com o objetivo de fortalecer o setor e atrair mais visitantes estrangeiros. A ação, que vai até 21 de maio, passa por Assunção, Montevidéu, Santiago, Mendoza, Córdoba e Buenos Aires, como parte do projeto “B2Live te lleva a Brasil”, em parceria com a Setur-RJ e a TurisRio.
Além de divulgar os atrativos naturais e culturais do estado, a missão busca ampliar a conectividade aérea e fomentar parcerias comerciais com operadoras, redes hoteleiras e companhias aéreas. O governador Cláudio Castro destaca que o turismo é um motor para a geração de empregos e renda, e que o RJ está se estruturando para ser um destino competitivo e de excelência internacional.

O secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, lembra que o momento é propício: o estado tem crescido no setor desde 2023, e países da América do Sul têm forte afinidade com o Brasil — o que facilita o intercâmbio turístico. Serão apresentados os destaques das 12 regiões turísticas fluminenses, com foco em experiências diversificadas durante todo o ano.

Investir em turismo internacional é também uma forma de desenvolver as regiões menos conhecidas do estado, gerar negócios locais e valorizar a cultura fluminense. A presença ativa do RJ em mercados estratégicos reforça a importância de um planejamento turístico com foco em sustentabilidade, infraestrutura e hospitalidade de qualidade.
Fonte: Secom Gov RJ