Na manhã de quinta-feira, 6 de fevereiro, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária de Rio das Ostras promoveu um importante encontro com representantes dos setores de hotelaria, pousadas e demais meios de hospedagem. O principal objetivo foi orientar os proprietários quanto à documentação necessária, aos procedimentos operacionais padronizados, à rotina de trabalho e à garantia da qualidade dos serviços, reforçando as boas práticas sanitárias que garantem aos hóspedes ambientes seguros e de excelência.
Em sua apresentação, a equipe da Vigilância Sanitária destacou o compromisso em trabalhar em parceria com todos os estabelecimentos do município, contribuindo com orientações que visam aprimorar o atendimento e a saúde sanitária, tanto da população quanto dos turistas. “Garantir um ambiente limpo e seguro é fundamental para preservar a integridade da saúde e fortalecer a imagem positiva da nossa cidade”, ressaltou um dos representantes da área.
A participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDTUR) enriqueceu ainda mais o encontro. O secretário Rodrigo Henrique Peleteiro enfatizou a importância da colaboração entre os órgãos públicos e os setores hoteleiros para o desenvolvimento comercial do município. “Estamos em um processo de acompanhamento e precisamos intensificar a união e o trabalho conjunto. Essa parceria é essencial para elevar a qualidade dos serviços oferecidos e contribuir para a economia local”, afirmou.
Ramiro Campos, coordenador operacional da Vigilância Sanitária, reforçou a ideia de “construir pontes” entre os diferentes segmentos. Segundo ele, uma equipe está totalmente preparada para atuar de maneira imparcial e colaborativa, destacando que “vocês são os motores da economia da cidade. Hoje, o foco é a construção de uma vida melhor, pautada na saúde e na qualidade de vida, sem rivalidades.”
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A técnica fiscal Maria Cristina também se fez presente, ressaltando a importância da valorização dos setores e da filosofia de parceria, elementos essenciais para o resgate da qualidade nos segmentos de hospedagem e turismo. De forma complementar, a coordenadora da Vigilância em Saúde Nirvana Braga sugeriu a proposta do “Selo de Qualidade”, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento. “O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao frequentar locais que cumpram as normas e protocolos, além de estimular o setor a se adaptar rapidamente às legislações vigentes”, explicou
Os proprietários aproveitaram a oportunidade para reivindicar pontos essenciais para o aprimoramento da prestação de serviços na rede hoteleira, evidenciando, entre outros, a dificuldade em conseguir mão de obra aprimorada. A empresária Silvana Ignácio, da Pousada Maresia, sugeriu a criação de um curso de capacitação profissional para o setor, destacando seu potencial para contribuição no desenvolvimento e na geração de empregos na região.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (22) 2771-9545 ou pelo e-mail vigilanciasanitaria.ro@gmail.com