A região de restinga de Tamoios é conhecida por sua riqueza em espécies nativas
Tamoios, Cabo Frio – A orla de Tamoios, distrito de Cabo Frio, está passando por uma transformação significativa graças ao projeto EcoVida RJ, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio desde 2022, a proposta do Instituto EcoVida visa conscientizar a população local sobre a importância cultural, ambiental e turística da região costeira, por meio de iniciativas educativas, o projeto incentiva a participação ativa da comunidade e dissemina conhecimentos essenciais para a preservação do meio ambiente.
O cercamento da orla, que se estende do bairro Santo Antônio até o bairro Florestinha , equivalente a 20km de extensão , visa proteger a restinga local e coibir o descarte irregular de resíduos que ameaçam a vegetação nativa.
Segundo Alexandre Soares, Supervisor da Secretaria de Meio ambiente, a ação busca eliminar o descarte de materiais de construção civil e outros resíduos pesados, que são especialmente prejudiciais ao meio ambiente e exigem maquinário especializado para serem removidos. “Hoje, temos pneus que enfeitam a praia em vários pontos da localidade, colocados por moradores preocupados com o meio ambiente. No entanto, esses pneus também causam danos e precisam ser retirados”, afirmou Soares.
Além do cercamento, o projeto inclui a abertura de acessos controlados à praia e a remoção dos pneus reutilizados na decoração local. “Vamos substituir esses materiais por soluções que não comprometam a flora e a fauna locais”, complementou.
Valorização da Fauna e Flora Local
A região de restinga de Tamoios é conhecida por sua riqueza em espécies nativas, atraindo aves como o gavião carcará, corujas e outros animais endêmicos. Entretanto, essa biodiversidade tem sofrido pressões antropogênicas e estresses ambientais ao longo dos anos. Para mitigar esses impactos, áreas degradadas receberão o plantio de mudas nativas e a instalação de placas informativas, visando à conscientização ambiental da comunidade.
O projeto também foca na educação ambiental, já atuando junto a escolas da região. “Estamos trabalhando com alunos e professores para que o conhecimento sobre a importância da preservação ambiental se espalhe e crie raízes na comunidade”, destacou a coordenadora Evelyn Peixoto.
Perspectivas Futuras
Com a previsão de expansão até o bairro Florestinha, o cercamento da orla é apenas uma parte de um conjunto de ações voltadas para a preservação da restinga em Tamoios. Além de proteger a vegetação nativa, o projeto busca reverter danos causados ao meio ambiente e fomentar um relacionamento mais sustentável entre a população local e seu entorno natural.
Essa iniciativa reflete um compromisso renovado com a proteção ambiental e a educação da comunidade, promovendo não só a recuperação das áreas degradadas, mas também o desenvolvimento de uma consciência ecológica na população de Tamoios.
Vídeos: Vilma Telemos/ Jornal O Sol