Entre os denunciados pelo MPRJ está um policial militar acusado de repassar informações ao tráfico
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e a Polícia Civil deflagraram, nesta quinta-feira (02/10), uma operação contra o Comando Vermelho em Petrópolis, que resultou no cumprimento de 18 mandados de prisão. No total, o Ministério Público denunciou 56 pessoas por associação para o tráfico de drogas e corrupção ativa. Entre os alvos está um policial militar da ativa, acusado de colaborar com o grupo criminoso.
De acordo com a investigação, a facção era liderada por Wando da Silva Costa, o “Macumbinha”, responsável por coordenar a compra, transporte, armazenamento e venda de drogas na Região Serrana. Parte dos denunciados é composta por familiares do chefe do grupo, que atuavam na logística e recolhimento de valores, além de repassar informações para dificultar ações policiais.
O policial denunciado teria fornecido informações privilegiadas sobre operações e localização de viaturas em troca de pagamentos. Segundo o MPRJ, ele também ajudava a instalar GPS em veículos da corporação para monitorar colegas e facilitar a atuação da facção. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Petrópolis e cumpridos em diferentes bairros da cidade, além da Comunidade da Maré, no Rio de Janeiro.
Alerta ao cidadão: operações como essa mostram a importância de não compartilhar informações sigilosas sobre movimentações policiais em redes sociais ou grupos de mensagens, já que criminosos podem se aproveitar desses dados. A colaboração da população é essencial para enfraquecer o crime organizado e fortalecer a segurança pública.
Fonte: Ascom MPRJ