O município de Macaé conquistou posições expressivas no cenário estadual e nacional na geração de empregos formais, conforme dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em maio deste ano foram registradas 998 novas vagas com carteira assinada, posicionando a cidade em terceiro lugar no ranking no Estado do Rio de Janeiro.
No acumulado entre janeiro e maio, Macaé somou um total de 4.665 novas vagas formais, assumindo a segunda colocação estadual, atrás apenas da capital. O desempenho supera, inclusive, a criação de empregos em cinco estados brasileiros no mesmo período: Acre (2.688); Roraima (2.404); Amapá (3.049); Sergipe (3.692); e Alagoas, que registrou saldo negativo (- 11.338 postos de trabalho).
Além da geração de empregos, o município também apresentou um bom desempenho na retenção de profissionais. Ainda de acordo com o Novo Caged, a taxa de rotatividade – que mede a substituição de trabalhadores no mercado formal – foi de 17,16% no período, inferior à média do Estado do Rio de Janeiro (18,07%) e à média nacional (23,24%).
Os dados foram divulgados pelo secretário municipal de Trabalho e Renda, Rafael Carvalho. Segundo ele, o cenário evidencia que Macaé vem se consolidando como importante polo de oportunidades e segurança para a força de trabalho local. Em sua análise, o secretário destacou que “a rotatividade é importante indicador da dinâmica do mercado de trabalho”. Menor rotatividade, maior estabilidade e maturidade nas relações de trabalho.
“A menor taxa de rotatividade em Macaé indica maior estabilidade nas contratações formais, demonstrando um ambiente propício à retenção de talentos e ao fortalecimento das políticas públicas de emprego”, explicou o secretário.
Os dados têm impactos diretos e positivos na economia do município, levando ao fortalecimento do poder de compra. Com mais pessoas empregadas formalmente, há aumento da renda disponível, resultados que estimulam o consumo no comércio local, principalmente, nos setores como varejo, serviços e alimentação.
O bom desempenho no mercado de trabalho sinaliza estabilidade econômica e eficiência nas políticas públicas, sendo atração para novos investimentos, uma vez que empresas tendem a se sentir mais seguras para instalar ou expandir suas operações na cidade.
Fonte: Secom Pref. Macaé