Competição de barcos movidos a energia fotovoltaica reúne equipes de todo o país na Lagoa de Imboassica
De 22 a 26 de outubro, a Lagoa de Imboassica será palco do Desafio Solar Brasil 2025, competição inédita em Macaé que reunirá 15 barcos movidos a energia solar. O evento, organizado pela UFRJ com apoio da Prefeitura de Macaé, promete unir esporte, inovação tecnológica e sustentabilidade, atraindo equipes de diversos estados, como Pará, Amazonas, Santa Catarina e Espírito Santo.
As disputas acontecem em duas categorias: Livre (um casco) e Catamarã (dois cascos). Macaé terá sua própria representação com a equipe do barco Carcará, liderada por Fernando Amorim, do Campus UFRJ/Macaé, que desponta como uma das favoritas ao título. Para o secretário de Esportes, César Maillet, além de incentivar a prática esportiva, o evento movimenta a economia local e fortalece o turismo esportivo na região.
Idealizado pelo professor Maurício Nepomuceno, doutor em Planejamento Energético e docente da UFRJ/Macaé, o projeto tem como missão popularizar o uso da energia fotovoltaica e estimular a criação de novas tecnologias. Desde a primeira edição, em 2009, já foram realizadas cerca de 20 competições pelo país, envolvendo mais de 6 mil pessoas e incentivando o surgimento de startups ligadas à energia limpa e veículos elétricos.


Segundo o professor, cada barco é um laboratório flutuante: traz inovações em baterias, sistemas de controle e mecânica. “Nosso objetivo é formar engenheiros e técnicos preparados para desenvolver soluções sustentáveis. É um evento de inovação tecnológica, e o Carcará, desenvolvido integralmente no Campus Macaé, tem grandes chances de vitória”, destacou Maurício.
Fonte: Secom Pref. Macaé