Atleta multicampeão celebra conquistas, apoio do Bolsa Atleta e inspira novas gerações com centro de treinamento próprio
Aos cinco anos de idade, Israel Viana Ferreira iniciou no judô apenas para gastar energia e interagir com outras crianças. Mais de duas décadas depois, o macaense de 26 anos se tornou referência nacional e internacional nas artes marciais. Campeão Brasileiro, Sul-Americano e integrante da Seleção Brasileira de Judô por quatro vezes, Israel alcançou em 2025 um dos maiores feitos da carreira: o vice-campeonato no Mundial Militar de Judô, disputado no Alabama (EUA), o segundo maior evento esportivo do planeta, atrás apenas das Olimpíadas.
Mas as conquistas não param por aí. Faixa preta em diversas modalidades, o atleta também foi Campeão Mundial de Karatê Kyokushin e vice-campeão mundial de Jiu-Jitsu no mesmo ano. Agora, mira mais alto: prepara-se para disputar um novo ciclo olímpico e lutar por uma vaga nos Jogos, levando o nome de Macaé para o topo do mundo. “A cada vitória, carrego a bandeira da minha cidade e a certeza de que o esporte transforma vidas”, destaca Israel.
Beneficiário do programa Bolsa Atleta desde sua segunda edição, o judoca reconhece a importância do incentivo público. O auxílio garante custos com inscrições, passagens e equipamentos de alto nível, além de representar um suporte fundamental na caminhada esportiva. “Hoje, Macaé oferece estrutura, eventos e academias públicas que fortalecem o desenvolvimento dos atletas. É gratificante fazer parte dessa evolução”, comemora.

Mais do que títulos, Israel dedica-se também a formar novas gerações. No Centro de Treinamento que leva seu nome, ele oferece aulas de Judô, Jiu-Jitsu, Karatê Kyokushin, Boxe, Esgrima Olímpica, Ninjutsu, Sambo, MMA, Lethwei e Krav Maga, atendendo crianças, jovens e adultos de até 70 anos. Um dos diferenciais é o acolhimento a crianças atípicas, como as que possuem TEA, TOD ou TOC. “Quero que todos tenham oportunidade de aprender e se superar. O esporte é inclusão e disciplina, e pode mudar destinos”, afirma.
O Centro de Treinamento fica à Rua Opala, 75, na Praia Campista.
O PROGRAMA
O Bolsa Atleta contempla 749 praticantes de esportes de diversas modalidades. As bolsas variam de R$ 500 a R$ 1500 e as categorias são: individual – coletiva A, individual – coletiva B, individual – coletiva C e individual – coletiva D.
Fonte: Secom Pref. Macaé