Além da Secretaria de Cultura, o Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio são apoiadores institucionais do evento, que este ano tem um estande próprio, apresentando as potencialidades turísticas do Estado
O Governo do Estado, por meio das secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Turismo, marca presença no Rio Gastronomia, o maior evento do setor no Brasil. Parceiro do festival, o Estado do Rio, via Lei de Incentivo à Cultura, captou patrocínios de R$ 3 milhões com empresas privadas para a realização desta 14ª edição.
– O Estado do Rio é uma referência nacional para a realização de grandes eventos e nós temos plena consciência da importância desses festivais para o desenvolvimento econômico, com oportunidades de emprego e renda para quem for trabalhar direta ou indiretamente no Rio Gastronomia. Aqui também será uma grande vitrine para os produtores fluminenses levarem suas referências gastronômicas para públicos cada vez maiores. Essa integração é fundamental para o fortalecimento da economia na capital e no interior – afirmou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
O evento tem a expectativa de atrair 100 mil pessoas do Brasil e do exterior no Jockey Club, na Gávea, Zona Sul da capital, movimentando as oportunidades de trabalho, cultura, comércio e gastronomia nos fins de semana de agosto, a partir desta quinta-feira (15/08) até o dia 1º de setembro, sempre de quinta-feira a domingo.
– O Rio de Janeiro é o território cultural e criativo do país, e nós, enquanto poder público, achamos importante apoiar um segmento tão essencial nessa cadeia econômica como a gastronomia. Segundo dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), as empresas criativas localizadas no território fluminense produzem o equivalente a R$ 32,1 bilhões, o que significa que 4,62% de toda a riqueza gerada no estado é proveniente deste setor. E o Rio Gastronomia chega, mais uma vez, para coroar este momento, com um evento que vai nos brindar com boa música e culinária para todos os gostos – afirmou a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Turismo gastronômico
Importante hub turístico não só para a capital, mas também para todo o estado e o país, o Rio Gastronomia oferece uma programação variada, pratos especiais, participação de chefes de cozinha, shows, além de atrações para toda a família.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio são apoiadoras institucionais do evento, que este ano terá um estande próprio (33m²), apresentando as potencialidades turísticas do Estado. No espaço, haverá exposição do artesanato das 12 regiões turísticas que compõem o RJ. Painéis que explicam as especialidades gastronômicas de cada destino e atrativos turísticos poderão ser conferidos por lá.
Nas paredes, códigos QR estão disponíveis direcionando o público, gratuitamente, para os guias digitais de Turismo Rural do Estado. O evento também exibirá vídeos de apresentação das regiões, eventos e atrativos, que despertam a curiosidade dos turistas ao longo do ano.
– O mês de agosto é considerado bastante especial com a vinda de grandes eventos para a capital do Rio de Janeiro, que vão desde promoção e divulgação de destinos, passando por tecnologia e inovação, chegando à gastronomia. A vinda de visitantes gera oportunidades aos diversos destinos, que estão além da capital. Estamos em uma fase importante no turismo do Estado com recorde de ocupação hoteleira – média de 80% (capital e interior) no primeiro semestre – além do número recorde da vinda de turistas internacionais – 760 mil estrangeiros entre janeiro e junho de 2024 – quase 64% de todo fluxo turístico de 2023 – explica o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
Serviço:
Data: De 15 a 18, 22 a 25 e 29 de agosto a 01 de setembro
Local: Pião do Prado – Jockey Club Brasileiro
Dias e horários: quintas e sextas-feiras – das 17h às 24h / sábados – das 12h às 24h / domingos – das 12h às 23h
Crédito: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro