Home Meio Ambiente Governo do Estado assina acordo para criação de uma Metrópole Azul no...

Governo do Estado assina acordo para criação de uma Metrópole Azul no Rio

0
Foto: Reprodução / Internet

Parceria com a Universidade Rural vai integrar o potencial produtivo dos rios e das lagoas com a economia que vem dos recursos marinhos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, firmou uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa Cientifica e Tecnológica da Universidade Federal Rural (FAPUR/UFRRJ) para criar, no Rio, uma Metrópole Azul. A missão é integrar o potencial produtivo dos rios e das lagoas com a economia que vem dos recursos marinhos aos 25 municípios costeiros do estado.

  • O social e o ambiental andam juntos. E o que queremos com esse projeto é, de forma sustentável, melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas que dependem do mar e de seus recursos para a sobrevivência – ressaltou o governador Cláudio Castro.

A iniciativa segue em alinhamento com o Plano de Ação e as recomendações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e dados da Onu Habitat – divisão das Nações Unidas voltada à promoção do desenvolvimento humano, ligada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Planejamento

A FAPUR/UFRRJ vai conduzir a análise técnica e científica de campo, levantando a capacidade dos municípios em gerarem empregos, renda e o aumento da arrecadação estadual. O contrato prevê, por 24 meses, a prestação de serviços de consultoria técnica especializada para elaboração do projeto “Economia Azul do Estado do Rio de Janeiro: apoio técnico-científico, assessoramento, planejamento, governança e política pública”.

O processo auxiliará na mensuração dos resultados e governança do projeto para criar uma política pública, obedecendo a critérios de resiliência climática, inclusão social, sustentabilidade ambiental e circularidade de insumos, adequada às especificidades de cada sub-região do estado. A partir da definição dessas prioridades, será proposto um cronograma de implementação, os recursos de fomento necessários e suas respectivas metas.

  • A Economia Azul envolve crescimento econômico, inclusão social, preservação, melhoria dos meios de subsistência e a sustentabilidade dos oceanos e área costeiras. Nada mais assertivo do que investir em uma ação relacionada ao mar no Rio de Janeiro – explicou o secretário do Ambiente, Bernardo Rossi.

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile