Futuro do Praião em discussão! Prefeito e sociedade civil debatem plano de recuperação

0
96
Fotos: Divulgação/ SECOM

Na tarde de terça-feira, o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte, reuniu-se com sua equipe de governo, o presidente da Câmara, Vitor de Doca, e representantes da sociedade civil no Ministério Público Federal (MPF) em Macaé. O encontro teve como pauta principal o futuro do Praião, com discussões sobre os ajustes no Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD).

A remoção dos coqueiros da orla foi um dos temas mais debatidos. Representantes da sociedade civil sugeriram alternativas, como o monitoramento das árvores em vez de sua retirada. No entanto, o MPF esclareceu que a remoção dessas espécies exóticas é necessária para o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), embora uma nova proposta possa ser analisada pelo órgão e pelo Ibama.

O governo municipal reforçou que a retirada dos coqueiros e da pista de skate faz parte do PRAD, já aprovado pelo Ibama. Diante das preocupações da comunidade, o MPF solicitou um levantamento detalhado sobre as condições e localização dos coqueiros para avaliar os impactos da remoção ou possível manutenção.

O prefeito Ramon Gidalte reafirmou o compromisso do município em cumprir o TAC, mas pediu uma avaliação mais sensível dos técnicos do Ibama. Ele sugeriu que, enquanto uma solução definitiva não é encontrada, seja permitida a manutenção dos coqueiros para preservar a paisagem do Praião.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente ficará responsável por realizar o estudo técnico solicitado, que será encaminhado ao MPF, ao Nupem/UFRJ Macaé e, posteriormente, ao Ibama para análise. Além disso, a prefeitura solicitará novamente ao Ibama a revisão do PRAD no que diz respeito à retirada dos coqueiros, embora qualquer decisão final dependa da análise técnica do órgão ambiental.

“O compromisso é com a preservação e o equilíbrio entre a natureza e as necessidades da nossa comunidade”, destacou o prefeito Ramon Gidalte.

Fonte: Secom Pref. Casimiro de Abreu

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui