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Frente Parlamentar Pró-Ferrovias vai abrir diálogo com a União sobre a construção da Ferrovia EF-118

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Foto: Alex Ramos |

O Grupo encaminhará minuta de um documento para o Ministério dos Transportes solicitando a construção completa da ferrovia.

A Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminenses, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), enviará ao Ministério dos Transportes um documento enfatizando a importância da construção integral da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118), que conectará os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, formando o Anel Ferroviário do Sudeste. A medida foi anunciada pelo coordenador da Frente, deputado Luiz Paulo (PSD), nesta segunda-feira (24/02), durante reunião na sede do Parlamento Fluminense. O parlamentar também informou que a Frente acompanhará as vistorias do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (CREA-RJ) nos modais metroviários do estado.

No início do ano, o Governo Federal anunciou um investimento de R$ 3,28 bilhões na ferrovia. No entanto, o valor será destinado apenas à construção do primeiro trecho, entre São João da Barra (RJ) e Anchieta (ES), previsto para iniciar até o fim deste ano. A decisão preocupa Luiz Paulo, pois não contempla a ferrovia em sua totalidade.

“O que nos causou surpresa foi que, além do contrato desse processo licitatório estar previsto para ser assinado apenas no final de 2026, com a obra estimada para durar oito anos, o projeto não inclui o trecho sul da ferrovia, que liga o Porto do Açu a Nova Iguaçu. Esse trecho é essencial para o desenvolvimento do Estado do Rio. Precisamos lembrar que ferrovias são indutoras de crescimento, principalmente quando conectam a metrópole ao interior. Vamos levar esses pontos à União e buscar um novo acordo”, afirmou Luiz Paulo.

O parlamentar também destacou que a Reforma Tributária, prevista para 2026, deve atrair novos investidores e impulsionar a indústria, reforçando a necessidade de infraestrutura logística eficiente. “Com a nova tributação sendo cobrada no destino, o Rio voltará a ser um polo estratégico para a instalação de empresas, já que somos o segundo maior estado consumidor do Brasil. Ter uma malha ferroviária eficiente e sustentável será fundamental para essa retomada”, ressaltou.

A EF-118 terá 495 quilômetros de extensão e ampliará a capacidade portuária, beneficiando principalmente os setores do agronegócio e da mineração. Segundo o presidente do CREA-RJ, Miguel Fernandes y Fernandes, a ferrovia também criará novas oportunidades de emprego. “Obras de infraestrutura movimentam toda a cadeia produtiva. A engenharia demonstra que a construção completa da ferrovia é viável, mesmo diante de desafios técnicos”, afirmou.

Fonte: Buanna Rosa/ Ascom Alerj

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