Força-tarefa reforça proteção ambiental no Parque do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios

0
33
Foto: Divulgação/SECOM

Ação integrada reúne órgãos municipais, estaduais e forças de segurança para combater ocupações irregulares e preservar ecossistemas sensíveis

Uma grande operação de fiscalização e proteção ambiental foi realizada nesta terça-feira (15) no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio. A força-tarefa coordenada pela Prefeitura reuniu diversos órgãos públicos com o objetivo de intensificar a presença do poder público na região, coibir ocupações irregulares e ampliar o cuidado com uma das áreas mais importantes para a preservação ambiental no município.

A ação contou com a atuação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima; Secretaria de Segurança e Ordem Pública – com apoio da Guarda Civil Municipal, Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Guarda Marítima Ambiental – além da Coordenadoria de Assuntos Fundiários, Polícia Civil, Polícia Militar, 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) e Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf).

Ao longo do dia, foram realizadas ações de reconhecimento, fiscalização e limpeza em diversos pontos do parque. Durante as vistorias, foram identificadas áreas invadidas e registrada a destruição parcial da vegetação em um manguezal. Em uma das abordagens, dois suspeitos fugiram ao perceberem a aproximação dos agentes.

A operação teve a presença do secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira; do secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho; e do comandante da 8ª UPAM, major Alcântara. A unidade ambiental, inclusive, desenvolve um projeto para estruturar a região, com a instalação de um posto avançado na divisa entre Casimiro de Abreu e Macaé.

A Comsercaf participou com equipes de limpeza nos acessos e áreas impactadas, sob acompanhamento do vice-presidente do órgão, Ricardo Fernando Guadagnin.

As ações no parque fazem parte de uma agenda contínua de proteção e fiscalização, que visa combater irregularidades e fortalecer a segurança ambiental em Tamoios. A iniciativa demonstra o compromisso da atual gestão com a conservação dos espaços públicos e com o bem-estar da população local.

A população pode colaborar com o trabalho de fiscalização, denunciando crimes ambientais pelos canais da Secretaria de Meio Ambiente: telefone (22) 3199-1333, e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br, ou pelo número 153 da Guarda Civil Municipal.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui