A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI! Macaé) já começou na Secretaria Municipal de Educação. O serviço, executado pela Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, representa uma modernização administrativa em todos os órgãos municipais, proporcionando mais agilidade, transparência e eficiência nos processos públicos.
Além de facilitar os processos eletrônicos com assinatura digital entre as secretarias, a Educação poderá se comunicar com os responsáveis dos 40 mil alunos da rede pública municipal de ensino, profissionais das 106 escolas e fornecedores.
“Os servidores que irão atuar com esse sistema na secretaria já estão recebendo o treinamento. Com isso, o manuseio dos nossos processos será mais ágil e reduziremos pilhas de papel que seguiam para os órgãos fisicamente. O SEI! Macaé irá nos facilitar com a padronização das informações, com seus níveis de acesso, e ainda na transparência. A iniciativa é fundamental para uma secretaria como a Educação”, frisou Robério.
O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Marcos Lemos, destacou que o SEI! Macaé tem o código-fonte cedido pelo Tribunal Regional Federal (TRF) e 20 órgãos da prefeitura já receberam a implantação, totalizando 2.000 processos eletrônicos que operam pelo sistema atualmente.
“Os trabalhos envolveram a criação e customização do SEI! Macaé para que o sistema estivesse alinhado com as demandas locais. O sistema é capaz de armazenar diversos documentos com classificação da segurança da informação, controle de acesso e rastreamento de todas as movimentações e alterações em cada processo, protegendo contra perdas, furtos e fraudes, assegurando a integridade dos dados”, acrescentou o secretário.
O sistema também facilita a comunicação e a colaboração entre diferentes entidades governamentais em várias esferas. Além disso, os processos e documentos eletrônicos podem ser acessados em tempo real por todas as partes envolvidas. Ele pode ser utilizado em vários dispositivos como tablet, celular e computador.
Fonte: Secom Pref de Macaé