Em pauta, a necessidade de atualizações do Cadastur para cidade manter classificação Categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro
O presidente do Condetur Costa do Sol, Marco Navega, participou da reunião do Conselho Municipal de Turismo de Macaé (Comtur), do qual é conselheiro. No encontro, Navega abordou informações acerca do Mapa do Turismo Brasileiro – edição 2024/2025 – relativas à Costa do Sol e, em especial, sobre a cidade. A reunião aconteceu no último dia 12, na Associação Comercial e Industrial de Macaé.
Macaé está classificada na Categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, que leva em conta os dados do Cadastur de 2017. “Deste período até hoje, a cidade ganhou novos empreendimentos hoteleiros e é preciso que eles sejam incluídos no Cadastur, via Comtur, para que o Ministério do Turismo, que faz a classificação do mapa, reconheça a força da atividade turística na região. Se o cadastro não for atualizado, a cidade corre o risco de perder posição quando o MTur fizer o novo levantamento”, explicou Marco.
Navega acredita que a atualização seja feita em breve. “O presidente do Comtur de Macaé, Leonardo Gazire, está imprimindo mudanças. Uma delas é resgatar ações para estruturar o conselho legalmente, aprovando o Regimento Interno, que era uma demanda de mais de seis anos. Saber que o turismo de Macaé aposta no desenvolvimento do setor de forma objetiva nos deixa muito animados”, comentou Marco Navega.