Cláudio Castro participa de sessão solene de abertura do ano legislativo na Alerj

0
8
Fotos: Philippe Lima

Governador enfatizou os resultados do Governo em 2024, e parabenizou Bacellar pela reeleição por unanimidade

O governador Cláudio Castro participou, nesta terça-feira (04/02), da sessão solene que marca oficialmente a abertura da 13ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Na ocasião, Castro destacou os grandes resultados do Governo do Estado no ano de 2024, e parabenizou o deputado Rodrigo Bacellar pela reeleição esta semana, por unanimidade, para a presidência da Casa para o biênio 2025-2026.

Em seu discurso, o governador chamou atenção para a questão do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), alertando que é o desafio mais importante a ser enfrentado pelo Estado do Rio de Janeiro. Castro destacou que vai atuar para derrubar os vetos presidenciais, que impedem tanto a utilização do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional para amortização, quanto o pagamento escalonado para as dívidas garantidas pela União.

– Parabenizo o presidente Rodrigo Bacellar pela histórica vitória na eleição de ontem, que lhe reconduziu, por unanimidade, a essa cadeira para continuar o excelente trabalho que já vem executando à frente da Alerj. Em conjunto com o Parlamento, realizamos muito em várias frentes, mas temos mais desafios ainda a enfrentar. O mais urgente é o Propag. Estamos vivendo um momento crucial para a saúde financeira do Rio de Janeiro, e o interesse público é que deve nos guiar – declarou.

O governador ressaltou que o Rio de Janeiro, assim como outros estados que contribuem para a União e para todo o país, não pode viver à mercê do pagamento de altos juros cobrados pelo Governo Federal, de forma que prejudique áreas prioritárias, como a Segurança Pública, onde podemos investir muito mais com a aprovação integral do Propag.

Durante seu discurso, o presidente da Alerj ressaltou a importância do desenvolvimento do Estado do Rio, a partir de ações de incentivo ao turismo, além do fomento ao setor logístico. O parlamentar também reforçou a necessidade de enfrentar a questão do Propag e da segurança pública.

– Que a nossa união nos fortaleça para enfrentar os desafios e, assim, devolver ao Estado do Rio de Janeiro o tamanho que ele merece – disse Bacellar.

Cláudio Castro destacou, ainda, que é fundamental promover o endurecimento das leis para intensificar o combate ao crime organizado. Em 2024, as forças de segurança do Estado apreenderam mais de 15 mil armas, mais de 700 eram fuzis. Além disso, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 4 bilhões em segurança pública, garantindo tecnologia de ponta, reforço no efetivo das forças policiais e novos projetos e unidades especializadas.

Também compuseram a mesa da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), desembargador Ricardo Cardozo; o procurador-geral de Justiça, Antônio José Campos Moreira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Márcio Pacheco; o defensor público-geral do Estado do Rio, Paulo Vinicius Cozzolino e o procurador-geral da Alerj, Robson Maciel.

Fonte: Secom Gov RJ

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui