Cláudio Castro detalha operação ao ministro Alexandre de Moraes durante visita ao CICC

0
36
Ministro Alexandre de Moraes visita sala de inteligência e controle do CICC - Fotos: Philippe Lima

Governador apresentou o sistema de videomonitoramento, recursos de inteligência e ações integradas adotadas no Rio, após megaoperação nos complexos da Penha e Alemão

O governador Cláudio Castro se reuniu, nesta segunda-feira (03/11), com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. Tendo em vista o resultado da megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, os dois participaram de uma audiência para apresentar dados, planejamento e execução da ação — relatório que, inclusive, será encaminhado ao STF, reforçando transparência no cumprimento da ADPF 635.

Após o encontro, Castro acompanhou o ministro em uma visita técnica pela Sala de Inteligência e Controle do CICC, onde estão instalados os sistemas de reconhecimento facial e de câmeras operacionais portáteis utilizadas pela Polícia Militar, que permitem acompanhamento em tempo real das movimentações em todo o território fluminense. A estrutura centraliza informações estratégicas e fluxos de inteligência, garantindo respostas mais rápidas e coordenação integrada.

Segundo o governador, o Rio de Janeiro tem investido em tecnologia, planejamento e qualificação da segurança pública, tornando o trabalho mais moderno e eficiente, o que reflete diretamente na qualidade do serviço entregue à população.
Também estiveram presentes os secretários de Segurança Pública, Victor dos Santos; de Polícia Militar, Marcelo de Menezes; e de Polícia Civil, Felipe Curi, além de representantes do Conselho Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional de Justiça.
Castro ressaltou que o diálogo teve como objetivo esclarecer dúvidas, bem como compartilhar o andamento do projeto de retomada que está sendo estruturado pelo Ministério Público, no enfrentamento às organizações criminosas.


Polo integrado de resposta

O CICC é reconhecido como principal polo de integração das forças de segurança do estado, atuando no monitoramento de ocorrências, grandes eventos e situações emergenciais. No local também foram desenvolvidos softwares como o 190RJ, Rede Mulher e Rede Escola. Além disso, o serviço de emergência 190 da Polícia Militar — sediado no CICC — foi certificado com o ISO 9001, que avalia padrões de eficiência e gestão.

Por Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui