Chegada dos primeiros pinguins na Região dos Lagos: Saiba como ajudar sem colocar os animais em risco

0
50
Pinguins Temporada 2025 - Instituto Albatroz

O inverno chegou e, com ele, os primeiros pinguins-de-Magalhães começaram a aparecer nas praias da Região dos Lagos. Os animais estavam encalhados nas praias de Geribá e da Tartaruga, em Búzios, e em Arraial do Cabo.

Três aves foram resgatadas esta semana pelo Instituto Albatroz, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BC/ES) da Petrobras, em Búzios e Arraial do Cabo. Encalhados e com sinais de hipotermia, os pinguins estão recebendo cuidados no Centro de Reabilitação em Araruama.

Esses animais vêm da Patagônia, em busca de alimento e águas mais amenas. Cansados, doentes ou desorientados, muitos acabam encalhando nas nossas praias entre junho e setembro. Por isso, ao avistar um pinguim ou qualquer outro animal marinho encalhado, a recomendação é clara: não tente devolvê-lo ao mar, não o alimente nem o toque. O correto é acionar imediatamente a equipe do PMP-BC/ES pelo telefone 0800 991 4800.

Dica de segurança e conscientização: jamais coloque o animal em baldes com água ou gelo – isso pode piorar o quadro de hipotermia. E atenção: tirar fotos ou fazer vídeos próximos ao animal pode causar ainda mais estresse. Respeite o espaço e ajude da forma certa.

O trabalho do Instituto Albatroz cobre 54 km de litoral, com monitoramento diário em 25 praias da região. Essa ação é parte do licenciamento ambiental das atividades da Petrobras, em parceria com o Ibama.

Compartilhe essa informação e ajude a proteger nossa fauna marinha!

Sobre o Instituto Albatroz

O Instituto Albatroz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que desde 2003 trabalha em parceria com o poder público, empresas pesqueiras e pescadores para a conservação de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. O Instituto Albatroz coordena o Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que conta com bases em Cabo Frio (desde 2014), Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC) e Rio Grande (RS).

Telefone de contato para acionamento do PMP-BC/ES na Região dos Lagos: 0800 991 4800

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui